Adeus ao Diesel. Futuro Nissan Qashqai tornar-se-á 100% híbrido

Depois dos primeiros dados e alguns teasers do interior, a Nissan anuncia, agora, que o futuro Nissan Qashqai será 100% híbrido.

Agendada já para este ano, a nova geração do rei dos crossovers compactos, o Nissan Qashqai, promete chegar ao mercado repleta de novidades. Não somente no design, mas também na plataforma, tecnologia e até nas motorizações, que trocam o Diesel pela propulsão híbrida.

Numa altura em que o segmento C-SUV conhece uma oferta incomparavelmente maior, face àquilo que era a realidade, aquando da chegada do modelo, o Nissan Qashqai anuncia nova geração, com promessas de reforço das pretensões a um trono, que desde cedo conquistou.

Para tal, o futuro Qashqai promete chegar repleto de novidades e praticamente sem deixar peça sobre peça, relativamente ao modelo ainda em comercialização. A começar, numa nova plataforma desenvolvida pela Aliança Renault-Nissan-Mitsubishi, denominada CMF-C, assim como numa gama de motores totalmente nova, que tornarão o Nissan Qashqai um modelo exclusivamente híbrido.

O futuro Nissan Qashqai, ainda em fase de desenvolvimento

Motores: só híbridos

Primeira notícia-choque: não haverá mais Diesel. Apesar das excelentes prestações comerciais que as versões Diesel sempre conheceram na atual geração, a Nissan tomou já a decisão de que, o futuro Qasqhai, terá, apenas e só motorizações híbridas, e que vão desde o já conhecido quatro cilindros Mild Hybrid, até ao totalmente novo - na Europa, bem entendido... - sistema de propulsão híbrido ePower.

LEIA TAMBÉM
Agendado para 2021. Nissan desvenda os primeiros dados do futuro Qashqai

Quanto ao primeiro, bastante mais convencional, tem por base uma versão melhorada do bloco 1.3 litros Turbo (DIG-T) já disponível em vários modelos, não só da Nissan, como também da Renault e até da Mercedes, conjugado com um sistema híbrido de 12V (é mais barato que o de 48V), do qual faz parte uma pequena bateria de iões de lítio, a ajudar nas recuperações e a melhorar a intervenção do Stopt&Start.

Embora adicionando 22 kg ao peso do sistema de propulsão, a marca garante que este sistema também assegura uma melhoria em termos de economia de combustível, além de uma redução nas emissões de CO2 de 4g/kg. Números que, diga-se, ainda têm de ser homologados.

O interior do próximo Nissan Qashqai 100% híbrido

Anunciando potências que podem variar entre os 140 e os 160 cv, este bloco tanto pode surgir acoplado à tradicional com caixa manual de seis velocidades, como com a nova caixa Xtronic CVT. Esta última, exclusiva da motorização de 160 cv, e que que a marca garante ser mais eficaz e poupada, mesmo quando conjugada com sistema de tracção integral de cinco modos: Standard, ECO, Sport, Snow e Off-Road.

Aliás, esta é uma solução que está disponível apenas com o bloco mais potente, não podendo ser integrada, com o propulsor de 140 cv.

LEIA TAMBÉM
Primeiras imagens. Nissan revela interior e motores do futuro Qasqhai

Um e-Power desenvolvido para a Europa

Já sobre o sistema de propulsão híbrida e-Power, o qual, não sendo um híbrido plug-in, difere dos híbridos convencionais pelo facto do motor de combustão não estar directamente ligado às rodas, mas servir, apenas e só, para carregar as baterias (as quais, por sua vez, fazem funcionar o motor elétrico, que faz as rodas girar), tem ganho grande popularidade no Japão. Ainda que e segundo afirma a Nissan, a versão que vem para a Europa seja uma evolução "altamente melhorada, mercê da introdução de um motor elétrico 47% mais potente, além de um motor de combustão também ele com mais potência.

Já sem Diesel, o futuro Nissan Qashqai passará a ser exclusivamente híbrido

Quanto a este último, trata-se de um novo bloco 1,5 litros a gasolina, com taxa de compressão variável, a anunciar uma potência final de 190 cv e um binário máximo de 330 Nm. Com o sistema a não deixar de anunciar, igualmente, a capacidade de poder circular sem que o motor de combustão entre em funcionamento, ainda que por período muito curtos.

A acompanhar o e-Power, o já conhecido e-Pedal, a permitir a condução utilizando apenas um único pedal para acelerar e desacelerar, solução que acaba contribuindo, igualmente, para recuperar alguma energia, através do sistema de travagem renegerativa.

«Ao adotar a transmissão de motor 100% elétrico com e-POWER no novo Qashqai, os clientes podem disfrutar dos benefícios da condução de um automóvel elétrico sem se preocuparem com a autonomia ou o acesso a uma estrutura de carregamento», afirma o vice-presidente para o Planeamento de Produto na Nissan Automotive Europe, Marco Fioravanti.