Embora com apresentação agendada apenas para 2021, a Nissan acaba de desvendar os primeiros detalhes oficiais daquela que será a próxima geração Qashqai. A qual, sabe-se agora, chegará com nova plataforma e sistemas de propulsão electrificados, mas também já sem Diesel...
Modelo que é também uma referência mundial no segmento dos SUV compactos, o novo Nissan Qashqai promete, assim, bastantes novidades, a começar, pela nova plataforma desenvolvida pela Aliança Renault-Nissan-Mitsubishi, CMF-C, que o modelo nipónico terá a responsabilidade de estrear na Europa. E à qual se junta uma carroçaria, que, graças às novas técnicas de fabrico, pesa menos 61 kg que a do modelo atual, sem perder nas dimensões.
Quanto a motores, a Nissan vem confirmar o fim dos blocos Diesel no Qashqai, com a nova geração a restringir-se, pelo menos para já, a duas motorizações: um 1.3 litros a gasolina com tecnologia mild-hybrid e um também novo sistema de propulsão e-POWER.
Quanto à primeira solução, a marca nipónica promete, desde já, disponibilizá-lo, com duas potências distintas. Ambas com o pequeno 1.3 apoiado por um sistema elétrico de 12V, com bateria de lítio colocada sob o piso, e um gerador accionado por correia, para recolher energia a partir da travagem.
LEIA TAMBÉM
Nissan Qashqai será elétrico
Já no que diz respeito à motorização e-Power, que o novo Qashqai também estreará a nível europeu, é apresentada pela Nissan como um sistema híbrido composto por motor a gasolina/gerador elétrico, inversor e motor elétrico de tração, em que o motor de combustão apenas serve para carregar a bateria de elevado rendimento. Ficando, assim, a cargo do motor elétrico o accionamento das rodas, que, assegura a marca nipónica, oferece uma resposta idêntica à dos sistemas 100% elétricos.
Ainda no capítulo técnico, melhorias anunciadas na suspensão, nomeadamente, com a introdução de uma atualizada suspensão McPherson à frente, enquanto, atrás, a solução varia entre o tipo eixo de torção (versões com tracção apenas dianteira e jantes até 19") e multi-link (versões 4x4 com jantes de 20").
Igualmente evoluída pela Nissan, foi a direcção assistida, a qual passa a ter uma resposta mais rápida, menor fricção e melhor sensação.
Com ProPILOT melhorado
Já no domínio da tecnologia, o anúncio de que o futuro Qashqai chegará com a próxima geração da assistência condutor ProPILOT, a que foi dado o nome de ProPILOT com Navi-Link. E que, entre outras funcionalidades, consegue não só acelerar e travar ao automóvel, quando em viagem por uma única faixa em autoestrada, como também imobilizar e voltar a arrancar o automóvel, quando no pára-arranca em cidade.
A par destas tecnologias, o modelo anuncia ainda a capacidade de se manter no centro da faixa, adequar a velocidade em função dos limites e da própria estrada (por exemplo, reduzindo a velocidade na aproximação a uma curva mais apertada), e alertar para obstáculos no flanco ou de trânsito na traseira. Sendo que, a Nissan, informa, desde já, que o ProPILOT com Navi-Link estará disponível apenas a partir da versão N-Connecta.
Finalmente, o novo Qashqai será lançado, igualmente, com um novo sistema de faróis, que adapta a forma do feixe de luz de acordo com as condições da estrada e dos outros utentes presentes na mesma.
Para o início de 2021
O próximo Nissan Qashqai deverá ser oficialmente apresentado no início de 2021, sendo que, até lá, a marca nipónica promete desvendar mais aspectos relacionados com o seu best-seller, e do qual já vendeu mais de cinco milhões de unidades, em todo o mundo. Mais de três milhões, só na Europa.