Nissan Qashqai estreia motorização eletrificada e-Power na Europa

O Nissan Qashqai vai receber a nova opção híbrida e-Power no final deste verão, tornando-se no primeiro modelo da marca japonesa na Europa

O Nissan Qashqai vai receber a nova opção híbrida e-Power no final deste verão, tornando-se no primeiro modelo da marca japonesa na Europa a ser proposto com esta avançada motorização eletrificada. A comercialização está prevista para o final do verão.

O popular SUV da Nissan vai ter disponível a nova motorização eletrificada exclusiva da marca, constituída por uma bateria de alta potência, um motor a gasolina de 1,5 litros turbo-comprimido com 156cv e de elevada tecnologia, com três cilindros e uma taxa de compressão variável, e um gerador de energia, inversor e motor elétrico de 140kW de tamanho e potência semelhantes à dos automóveis elétricos da Nissan.

O motor a gasolina gera eletricidade, que é transmitida através do inversor para a bateria, para o motor elétrico ou ambos, de acordo com o cenário de condução.

O sistema e-Power foi estreado no Japão em 2017 no Nissan Note e a sua aceitação foi de tal forma elevada que tornou este compacto da marca no automóvel mais vendido no mercado nipónico em 2018.

Desenvolvida pela marca premium da Nissan, a Infiniti, a tecnologia de variação da taxa de compressão do motor permite otimizar as emissões e o consumo de combustível durante cenários de baixa procura de energia - como a velocidade constante com um bom estado de carga na bateria.

LEIA TAMBÉM
Nissan Qashqai. O mais esperado dos SUV

Sob uma elevada procura de energia, para carregar a bateria ou durante a alimentação diretamente para o motor, é ativada uma relação de compressão mais baixa que maximizará a potência do motor. A transição entre diferentes rácios de compressão é automática, sem necessidade de qualquer ação por parte do condutor.  

E-Pedal também no Qashqai

A Nissan acredita que os condutores do Qashqai e-Power irão passar cerca de 75% do tempo em zonas urbanas e suburbanas. Esta versão do popular SUV conta, assim, com o sistema condução e-pedal, que permite a aceleração e a travagem apenas com a utilização do acelerador.

O sistema tem de ser ativado pelo interruptor da consola central e uma vez ligado, o acelerador proporciona aceleração como habitualmente, mas com a libertação do acelerador, o e-Pedal travará o Qashqai a 0,2g, o suficiente para acender as luzes do travão e reduzir a velocidade, mas não até uma paragem completa.

Segundo a Nissan, isto garante que as manobras de estacionamento de baixa velocidade são o mais suaves possível. Os condutores beneficiarão das atuações sobre o pedal acelerador para manter um progresso suave, garantindo que a condução urbana é mais intuitiva e menos exigente. 

"Desenvolvemos o sistema e-Power para funcionar o mais eficiente, eficaz e silencioso possível nessas circunstâncias", afirma David Moss, vice-presidente sénior de Pesquisa & Desenvolvimento do Nissan Technical Centre Europe. "Mas não há compromisso com o desempenho da condução. A aceleração é instantânea, graças à ligação da unidade elétrica pura às rodas e não há caixa de velocidades para interromper a entrega de energia", sublinha.

O Qashqai continuará ser proposto com o atual motor híbrido suave de 1,3 litros que é disponibilizado em dois níveis de potência: 138 cv e 156 cv.