Era Coupé, Wagon e Pickup. Já ouviu falar no Nissan Pulsar Modular Sportback?

Criado na década 80 do séc. XX, o Nissan Pulsar Modular NX Sportback era três carros distintos, num só: Coupé, Wagon... e Pickup!

Criado na década 80 do séc. XX, o Nissan Pulsar NX fica para a história também como um dos modelos com algumas das mais estranhas derivações. Como foi o caso, por exemplo, da variante Pulsar Modular NX Sportback, uma versão que conseguia ser três carros diferentes: Coupé, Wagon... e Pickup!

Comercializado nos EUA como Pulsar NX e como EXA fora da América do Norte, o Nissan Pulsar NX foi criado a partir do modelo Sentra de tracção dianteira, também como resposta ao sucesso que outro modelo nipónico rival, o famoso Toyota Celica, vinha então a conhecer, em particular, no mercado americano.

Partindo de uma configuração de coupé de linhas fortemente marcadas, o Pulsar NX haveria de ficar na história, embora não tanto pela sua estética inicial, mas bem mais pelas variantes e soluções que a Nissan para ele criou. Sendo que, a mais surpreendente, terá sido, mesmo, aquela a que foi dado o nome de Pulsar Modular NX Sportback e que, basicamente, "transformava" o modelo nipónico, não apenas numa carrinha desportiva, como também numa espécie de pickup mais rebaixada.

Quanto à forma como tal era conseguido, no caso da Wagon, a conversão era feita aplicando uma opcional capota traseira que, ao ser aparafusada à carroçaria, prolongava a capota original, transformando assim o modelo numa carrinha de ares desportivos.

LEIA TAMBÉM
Passará à produção? Nissan Hyper Force é um GT-R elétrico com 1360 cv

Já para fazer do coupé uma pickup de postura mais rebaixada, a solução era retirar, não só essa capota, mas também a tampa da mala, passando, assim, a disfrutar de uma espécie de caixa aberta.

Melhor a ideia, que o resultado

Vale a pena também recordar que a chamada capota Sportback foi disponibilizada, pela Nissan, com o argumento de que transformava o Pulsar no "primeiro descapotável múltiplo do mundo", permitindo aos seus proprietários utilizarem o modelo para acampar ou então em longas roadtrips.

Argumentos que, diga-se, não terão convencido os clientes da marca japonesa, já que a procura pelo opcional acabou sendo escassa. Ficando, no entanto, por perceber se, terá sido pelo facto de ser caro; pela exigência, em termos de espaço, quando fosse necessário arrumá-lo; ou, até mesmo, se foi porque era, realmente, algo estranho.

Apaixonou-se? Então, temos uma boa notícia para si!...

No entanto e passados que estão cerca de 40 anos sobre o seu aparecimento, eis que, segundo noticia o site Carscoops, um Nissan Pulsar Modular NX Sportback, datado de 1988, acaba de surgir no site de leilões Cars & Bids, à procura de novo dono.

Com apenas 14.990 km no odómetro, o carro em questão apresenta algumas imperfeições na pintura, mas, mais importante do que isso, é o facto de contar com uma combinação especialmente rara e invulgar, no que ao trem de força diz respeito: um motor 1.8 Twin-cam a gasolina de 127 cv, conjugado com uma caixa automática de quatro velocidades.

Assim e se está a procura de um clássico verdadeiramente invulgar... e raro, isto pode muito bem ser aquilo que procurava!