Hoje em dia já retirado do catálogo da Nissan em Portugal, o Note continua, no entanto, em comercialização no Japão, onde acaba de dar a conhecer uma nova geração. A qual, diga-se, é agora uma proposta muito diferente do carro que os portugueses conheceram.
Com arranque da comercialização prevista ainda para dezembro de 2020, o novo Nissan Note apresenta, desde logo, um aspecto exterior muito diferente daquela que geração ainda à venda e que foi dada a conhecer, pela primeira vez, em 2012.
Exibindo uma frente que não esconde a inspiração na nova linguagem de design estreada com o SUV 100% elétrico Ariya, o novo Note apresenta, igualmente, um perfil totalmente redesenhado, marcado por um tejadilho mais abaulado e cavas das rodas mais pronunciadas, a que se juntam, na traseira, um pequeno airelon no topo do óculo e farolins construídos na horizontal. Tudo isto, embelezado por uma palete de 13 cores, das quais fazem igualmente parte algumas opções bicolores, assim como jantes de novo design.
Já no interior do habitáculo, um cockpit igualmente redesenhado e com três níveis, além de um painel de instrumentos digital e sistema de infoentretenimento integrado. Sem esquecer um novo volante, novos comandos para o HVAC e refrigeração, uma nova consola central a acomodar o comando de caixa e o botão do travão de estacionamento, assim como um suporte de carregamento wireless de smartphones.
LEIA TAMBÉM
Nissan. Micra recebe (suave) restyling e duas novas versões para 2021
A par de todas estas mais-valias, o novo Nissan Note vem ainda com um extenso pacote de sistemas de apoio à condução, como é o caso da assistência à visibilidade 360° e sistema ProPilot com Navi-Link. Sendo que a Nissan revelou, ainda, que todas as versões do Note 2021 chegarão ao mercado com sistema eletrificado de propulsão e-Power, sinónimo de utilização de um motor a gasolina, mas apenas para carregar as baterias.
Com segunda geração e-Power
De referir, ainda, que o novo Note traz a segunda geração do e-Power, a qual se diferencia pela utilização de um novo motor elétrico e inversor. Sendo que o motor elétrico garante um aumento de 10% no binário e 6% mais na potência, face às soluções anteriores.
Já a ICE, é não só mais potente, como também mais eficiente, ao mesmo tempo que o sistema de propulsão foi igualmente melhorada para garantir uma aceleração mais suave e menor ruído dentro do habitáculo.
A terminar, a Nissan promete, ainda, neste novo Note, uma variante 100% elétrica, equipada com dois motores, um em cada eixo, e a garantir tracção integral, com chegada ao mercado prevista também para dezembro.
A partir de 17 mil euros
No Japão, a nova geração Nissan Note deverá ser comercializada com três níveis de equipamento - S, F e X - e valores a partir de 2 095 500 yenes, perto de 17 mil euros.