A Nissan pretende alcançar a neutralidade carbónica em 2050 e anunciou já que, todos os novos modelos comercializados nos principais mercados, serão eletrificados, já a partir do início da próxima década.
A Nissan Motor Co., traçou o objetivo de alcançar a neutralidade carbónica em todas as operações da empresa e no ciclo de vida dos produtos até 2050.
No âmbito deste projeto, todos os modelos novos da marca japonesa comercializados nos principais mercados - Japão, China, Europa e Estados Unidos - serão eletrificados, já a partir do início da próxima década.
Todavia, isto não significa que a oferta seja constituída apenas por veículos elétricos a bateria, porque a Nissan também tenciona desenvolver as suas motorizações e-Power que incluem um extensor de autonomia a gasolina.
Os veículos elétricos vão desempenhar um papel importante para ajudar a Nissan a alcançar a neutralidade carbónica. A empresa vai investir em baterias sólidas e está a trabalhar no desenvolvimento de veículos elétricos mais eficientes e…acessíveis.
Em busca de uma maior eficiência
A Nissan está igualmente a procurar formas de tornar a produção mais "amiga do ambiente". A marca japonesa não avançou detalhes, mas adiantou que irá tentar uma maior eficiência energética e na utilização de materiais para apoiar as ambições de neutralidade carbónica no longo prazo.
LEIA TAMBÉM
Nissan Leaf. Dez anos assinalados com 5000 unidades vendidas em Portugal
Como os veículos constituem apenas uma parte da equação, a Nissan pretende desenvolver um "ecossistema de bateria para apoiar a produção local de energia descentralizada para edifícios com fontes de energia renováveis".
Em comunicado, o CEO da Nissan, Makoto Uchida, referiu que "estamos determinados a ajudar a criar uma sociedade carbonicamente neutra e acelerar o esforço global no combate às alterações climáticas".
O responsável acrescentou que as propostas eletrificadas irão "continuar a aumentar em todo o mundo e isto será um contributo importante para a Nissan se tornar neutra em termos de carbono".