Com vendas a cair. Nissan acaba com pick-up Navara na Europa

Confirmado o encerramento da fábrica de Barcelona, o fim da Nissan Navara, na Europa, parece já sentenciado. E já para 2022.

Embora os rumores não sejam agora, a informação já confirmada de que a fábrica de Barcelona tem encerramento decretado, parece confirmar o esperado: a Nissan Navara está de saída da Europa. E, ao que tudo indica, será já em 2022.

Apesar da renovação apresentada em 2020, a verdade é que a existência da pick-up da Nissan, na Europa, parece já definitivamente sentenciada: embora com futuro noutros mercados, como é o caso da África do Sul, a Navara deverá ter os dias contados na Europa.

A justificar esta ideia, surgem, de resto, as afirmações já proferidas por alguns responsáveis da Nissan, que apontam no sentido do emagrecimento do mercado europeu de pick-ups, que, em 2020, não foi além das 116.280 unidades matriculadas.

Ao mesmo tempo, os mesmos responsáveis recordam que, tanto a Mercedes Classe X, como a Renault Alaskan, dois modelos derivados da Navara e produzidos, também eles, em Barcelona, foram já descontinuados, pelo mesmo motivo.

"A produção da atual geração da Nissan Navara, para os mercados europeus, terminará, na fábrica de Barcelona, em dezembro de 2021, ao mesmo tempo que as vendas do modelo, na Europa, deverão acabar ao longo de 2022", afirma, numa declaração publicada na norte-americana Automotive News, a Nissan. Acrescentando que, "esta decisão resulta do declínio do segmento das pick-ups na Europa e da transição que muitos consumidores têm vindo a fazer, desta proposta, para a nossa linha de modelos mais modernos e eficientes".

LEIA TAMBÉM
Nova versão PRO-4X. Nissan volta a renovar a pick-up Navara

Recordar que, apesar da decisão de fecho da fábrica de Barcelona, a Nissan tinha sempre a possibilidade de importar a Navara, da Tailândia, onde também é fabricada. No entanto, o conselho de gestão da marca nipónica votou já contra essa possibilidade.

A Nissan Navara foi lançada, pela primeira vez, no mercado, em 1985, tendo chegado a ser produzida também na Grécia, para o mercado local.

Autodesk VRED Professional 2019

Particularmente importante, foi a geração dada a conhecer em 2004, a qual se apresentou como uma revolução muito importante, devido ao facto de propor uma cabina mais confortável, novos equipamentos e soluções, além de uma qualidade de condução mais refinada.