A Nissan vai deixar de desenvolver motores de combustão para os seus modelos europeus. Com a introdução da norma de emissões Euro 7 num futuro próximo, o construtor japonês antevê mudança nas preferências dos consumidores do velho continente.
A Nissan é a última marca a anunciar que vai deixar de desenvolver novos motores de combustão para carros vendidos na Europa.
Este anúncio importante foi feito pelo Director de Operações da marca, Ashwani Gupta, durante uma conferência de imprensa dedicada à apresentação dos resultados do terceiro trimestre de 2021 da Nissan. Gupta explicou que, com a implementação da norma anti-poluição Euro 7, os carros com motores de combustão ficarão muito mais caros.
A norma em causa entra em vigor já em 2025 e, para que os motores de combustão a consigam cumprir, serão necessários custos acrescidos de desenvolvimento, reflectidos no preço final destes carros.
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De acordo com a Nissan, esta mudança irá marcar uma acentuada viragem nas preferências dos consumidores, numa altura em que os eléctricos continuam a ganhar terreno.
Da mesma forma, é de esperar que os eléctricos baixem gradualmente de preço. Segundo a motor1, existem mesmo nomes da indústria, como Herbert Diess, CEO do Grupo VW, que acreditam na paridade de preços entre eléctricos e carros de combustão interna já em 2025.
A Nissan está presentemente a preparar-se para estas mudanças, prevendo-se que o substituto do Micra seja eléctrico. O Leaf terá também uma nova geração, mas desta feita com roupagem de SUV. Ambos os modelos têm lançamento agendado para 2025.
UE quer fim da combustão em 2035
Recorde-se que a Comissão Europeia apresentou, em 2021, um conjunto de propostas que poderá ditar o fim das vendas de carros de combustão, já em 2035.
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Embora ainda por confirmar, há, de resto, vários construtores com planos para abandonar estes motores mais cedo, já em 2030.
Estados Unidos são excepção
No entanto, nem todos os mercados estão a gerir a transição para os eléctricos da mesma forma. Existem países em que os clientes ainda mostram interesse no tradicional motor de combustão, como é o caso dos Estados Unidos.
Aliás, a Nissan avançou, na mesma conferência, que continuará a desenvolver motores de combustão para modelos como o Rogue, SUV nipónico muito popular do outro lado do Oceano Atlântico.