Aguardada, em princípio, para 2025, a próxima geração Nissan Leaf pode vir a representar uma verdadeira revolução no conceito que deu origem àquele que é, hoje em dia, um dos elétricos de maior sucesso no mercado. Mais precisamente, com o sedan japonês a abdicar da configuração hatchback, para se transformar, também ele, num SUV elétrico.
A revelação foi feita pelo próprio CEO da Nissan Europa, o francês Guillaume Cartier, em declarações à britânica Autocar, confirmando que, o próximo crossover elétrico que a marca nipónica pensa lançar, servirá, também, para substituir o actual Leaf.
Ainda de acordo com o mesmo responsável, a passagem de testemunho deverá ter lugar por volta de 2025, o que significa, ao mesmo tempo, que, o sucessor do Leaf, já estará, neste momento, em desenvolvimento.
Também segundo a Autocar, este novo modelo, 100% elétrico, terá por base a já conhecida plataforma CMF-EV, partilhada no seio da Aliança Renault-Nissan-Mitsubishi, e será produzido na fábrica britânica da Nissan em Sunderland. Onde, aliás, o fabricante automóvel tem previsto investir cerca de mil milhões de libras, mais de 1,18 mil milhões de euros, com o propósito de assegurar que a unidade de produção possa vir a produzir 100.000 unidades do futuro crossover elétrico.
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Numa linha de montagem de onde, hoje em dia, saem modelos como o Juke, o Leaf e o Qashqai, este investimento permitirá à fábrica de Sunderland fazer a transição completa para a eletrificação, em princípio, até 2025. Passando, a partir daí, a produzir apenas veículos electrificados, entre elétricos e híbridos.
De resto, a Nissan anunciou já como objectivo chegar a 2030 com as vendas, a nível global, de elétricos, a representarem cerca de 80% da totalidade da sua produção. Algo para o qual, certamente, muito contribuirá este novo crossover, encarado como um modelo global, e cuja plataforma partilhará com outro crossover elétrico, o Ariya.
Finalmente e quanto ao sucessor do Leaf, propriamente dito, as informações são ainda muito difusas, apesar da Nissan ter já divulgado um teaser, aquando do anúncio do investimento na fábrica de Sunderland. Mas que, diga-se, pouco ou nada revelava, a não ser uma imagem difusa e pouco personalizada. Ou, pelo menos, não tão marcante quanto era a do Leaf, aquando da sua apresentação...