Embora com a certeza de que dará lugar, no futuro, a mais um SUV, o Nissan Leaf continua, ainda assim, a reforçar-se de argumentos, com o objectivo de manter-se no topo das preferências. Desta feita, as novidades dizem respeito aos sistemas de segurança... e à sonoridade.
Revisto para aquele que será o Model Year 2021, o Nissan Leaf passa a contar, entre o seu equipamento de série, com Wi-Fi, conectividade para smartphone via Apple CarPlay e Android Auto, e sistema inteligente de intervenção quanto ao ângulo morto (IBSI). Mantendo-se como opcional, nas versões Connecta e Tekna, apenas a monitorização inteligente de tráfego na traseira.
Além destas novidades, o Leaf passa beneficiar, ainda, de um pacote de tecnologia AVAS reforçado, nomeadamente, com uma nova sonoridade de aviso para peões e outros utilizadores da estrada, a que Nissan deu o nome de 'Canto'. E que, combinando um "espectro de paletas sónicas", faz-se ouvir a velocidades até aos 29 km/h, mais concretamente, quando em aceleração, travagem ou a fazer marcha-atrás.
"A segurança do utilizador é algo primordial, não somente para quem está ao volante, mas também para quem está próximo do carro", afirmou o vice-presidente para o Produto da Nissan Europa, Marco Fioravanti.
"À medida que o mundo se torna cada vez mais eletrificado, este som tornar-se-á parte da paisagem sonora das nossas estradas, como um som EV característico da Nissan, colocando-nos, assim, mais próximos do nosso objetivo de uma experiência de condução, sem acidentes fatais", concluiu o mesmo responsável.
LEIA TAMBÉM
Nissan. Sucessor do LEAF será um crossover elétrico
Quanto ao resto e segundo as informações já divulgadas, o Nissan Leaf manterá as versões já conhecidas - Acenta, N-Connecta e Teka -, assim como os dois níveis de potência igualmente em comercialização: 40 e 62 kWh.
Versões e motorizações cujos preços, em Portugal, variam entre os 29 400€ (Acenta) e 35 500€ (E+ N-Connecta).