À espera de sucessor. Nissan prepara último facelift do Leaf

O Nissan Leaf prepara-se para receber aquele que será o último facelift na Europa, antes da chegada do já muito aguardado sucessor.

Hoje em dia um dos EV de maior longevidade no mercado nacional, o Nissan Leaf prepara-se para receber aquele que será o último facelift na Europa, antes da sua substituição. E que passa, basicamente, por uma renovação dos aspectos estéticos.

Lançado no mercado no já distante ano de 2017, o Nissan Leaf recebeu já, em 2020, uma série de evoluções tecnológicas, destinadas a fazer com que a atual geração acompanhasse as então mais recentes propostas surgidas nas estradas europeias. Sendo que, passados menos de dois anos e numa altura em que já se aguarda por um sucessor, eis que a Nissan promove mais um "lavar de cara" daquele que já foi o EV mais vendido no Velho Continente, com vista a um final de vida mais tranquilo.

Assim e entre as novidades que compõem este restyling, novas jantes em liga leve de 17 e 18 polegadas, de cor preta e com pormenores metalizados, acompanhadas daquele que é novo emblema da marca, presente na secção frontal, traseira e no centro das próprias rodas.

O renovado Leaf passa a ostentar o novo emblema da marca nipónica
O renovado Leaf passa a ostentar o novo emblema da marca nipónica

Ainda no exterior, a possibilidade de escolher entre uma de duas novas cores - Universal Blue e Magnetic Blue -, as quais que vieram juntar-se à palete já existente, e que, até aqui, apenas estavam disponíveis no novo Qashqai e no há muito aguardado Ariya.

LEIA TAMBÉM
MY2021. Nissan Leaf reforça-se com mais segurança e nova sonoridade

Ao contrário do que costuma ser usual, este restyling não traz qualquer novidade para o habitáculo do Leaf, que assim mantém, quer a estética, quer a tecnologia já existente. A começar, pelo mesmo ecrã central de 9 polegadas, parte do sistema de informação e entretenimento NissanConnect, o qual integra já, tanto Android Auto, como Apple CarPlay, a assistente da Amazon Alexa, além de uma série de funcionalidades de gestão remota do veículo.

Já no domínio da segurança, a presença, garantida, do pacote ADAS.

O restyling agora conhecido não traz quaisquer novidades para o habitáculo
O restyling agora conhecido não traz quaisquer novidades para o habitáculo

Passando às motorizações, duas opções de bateria de iões de lítio, com 40 e 62 kWh, ambas a apoiarem o mesmo motor elétrico, embora com dois níveis distintos de potência: 150 e 218 cv. O primeiro, a prometer ainda uma autonomia em ciclo combinado de 270 quilómetros, ao passo que, a versão mais potente, de 62 kWh, a anunciar 385 quilómetros.

Preços e data de chegada ainda por conhecer

Por conhecer, fica, assim, apenas, quer a data de chegada aos mercados, Portugal incluído, quer os preços com que este renovado Nissan Leaf será comercializado.

Tal como no interior, também a nível técnico, o Nissan Leaf não recebe quaisquer alterações
Tal como no interior, também a nível técnico, o Nissan Leaf não recebe quaisquer alterações