No âmbito da economia circular, a Nissan está a dar uma segunda vida às baterias usadas do elétrico Leaf, as quais servem de fonte de armazenamento de energia para carregar equipamentos, em concertos ao ar livre e também na ajuda em catástofres.
Quando o nível de carga de uma bateria desce abaixo de uma determinada percentagem, a sua utilização num automóvel elétrico deixa de ser viável porque a autonomia fica limitada. Isso não significa que deixa de ter capacidade de armazenamento de energia elétrica que pode ser utilizada noutras aplicações. A Nissan defendeu sempre que as baterias dos seus automóveis elétricos podem ter outras utilizações antes de serem recicladas.
A marca japonesa está a reutilizar as baterias de automóveis elétricos antigos Leaf como fontes portáteis de armazenamento de energia para carregar equipamentos, em concertos ao ar livre e mesmo para ajuda em catástrofes. Será de referir que a Nissan vendeu mais de 650 mil unidades do Leaf, pelo que não deverão faltar baterias usadas.
Embora a maioria das baterias mantenha a capacidade durante a vida útil do veículo, a Nissan associou-se ao fabricante de eletrónica JVCKenwood e à 4R Energy Corp para criar fontes portáteis de armazenamento de energia que utilizam as baterias usadas.
A Nissan vende no Japão fontes de armazenamento portátil de energia por 1170 dólares, utilizando módulos de baterias de automóveis elétricos antigos do modelo Leaf. A fonte de alimentação pesa 14,4 quilos e é constituída por dois módulos de bateria por unidade, dos 48 que tem cada Leaf.
Baterias usadas têm grande potencial
A Nissan planeia reutilizar as baterias dos Leaf antigos que ainda mantenham a carga, quando os proprietários originais os deixarem de conduzir. Trata-se de uma forma sustentável de reduzir os resíduos dos automóveis elétricos. Os técnicos da Nissan estão a testar as baterias para garantir a sua qualidade antes de serem reutilizadas.
LEIA TAMBÉM
Nissan x Opus concept leva baterias usadas a acampar
Em declarações à Associated Press, Balakumar Balasingam, professor associado de engenharia elétrica e informática da Universidad de Windsor, embora a capacidade de carga de uma batería possa diminuir até 80% no caso dos automóveis elétricos, ainda pode ser utilizada para fins alternativos como o armazenamento de energia.
Balakumar Balasingam considera que as baterias dos automóveis elétricos têm um grande potencial em aplicações de armazenamento de energia. A Nissan dá o exemplo com a reutilização das baterias usadas do Leaf.