A Nissan revelou o protótipo de um supercarro elétrico com 1360 cv, Hyper Force, que bem poderia ser o sucessor elétrico do icónico GT-R. Argumentos não lhe faltam, incluindo um estilo bastante agressivo e uma eficiência aerodinâmica desenvolvida pela NISMO.
No Salão Automóvel de Tóquio de 2007, a Nissan apresentava o GT-R R35 de produção. 16 anos depois, a marca nipónica revelou aquele que poderá ser (ou não) o seu sucessor elétrico, o Hyper Force.
Trata-se de um supercarro elétrico equipado com um conjunto propulsor totalmente elétrico que desenvolve uma potência de até 1000 kW (1360 cv), estando associado a uma bateria de estado sólido e ao sistema de controlo integral Nissan e-4FORCE.
Em conjugação com uma carroçaria leve em carbono de alta resistência e as formas aerodinâmica, o sucessor elétrico do GT-R promete prestações à altura de um verdadeiro desportivo, oferecendo simultaneamente um reduzido impacto ambiental e conforto numa utilização diária.
O design exterior transparece uma imagem bastante agressiva, destacando-se a grande asa traseira e as portas de borboleta. Com as suas proporções amplas e equilibradas, o estilo é uma mistura de curvas elegantes que se fundem com geometrias arrojadas, deixando transparecer o desempenho que lhes está por debaixo.
Incorporados em todo o design, estão elementos, como nas luzes dianteiras e traseiras, que homenageiam os automóveis de elevado desempenho da Nissan.
Efeito-solo
A eficiência aerodinâmica foi desenvolvida em conjunto com a equipa de competição NISMO, gerando um, poderoso efeito de solo.
A estrutura aerodinâmica de dois níveis sob o capot dianteiro assegura uma forte aderência e um elevado poder de refrigeração. Por seu lado, o difusor traseiro de nível duplo* controla de forma ideal o fluxo de ar.
As asas dianteiras, o para-lamas dianteiro e ambas as extremidades da asa traseira apresentam uma funcionalidade aerodinâmica ativa única, enquanto um atuador a plasma recentemente desenvolvido suprime o desprendimento de ar para maximizar a aderência e minimizar a elevação das rodas interiores durante as curvas. As leves jantes de carbono forjado ajudam na aerodinâmica e no arrefecimento dos travões.
Dois modos de condução
O protótipo oferece dois modos de condução: "R" (competição) e "GT" (Gran Turismo). A interface gráfica do utilizador muda de cor e de visualização de acordo com o modo e foi concebida para apresentar instantaneamente as informações mais necessárias para o condutor, de acordo com as circunstâncias de condução. Estes gráficos são o resultado da colaboração da Nissan com a Polyphony Digital Inc.
Assim, no modo R, o habitáculo ilumina-se a vermelho e cria um cockpit intuitivo centrado no condutor para apoiar a concentração. Os painéis de instrumentos estendem-se em direção ao banco para melhorar a sensação de cockpit em torno do condutor. Enquanto isso, quatro ecrãs em torno do volante exibem a aderência e a temperatura dos pneus, a pressão do ar, a temperatura do rotor do freio, a distribuição de potência e outras informações inestimáveis.
Mudando para o modo GT, a cor do habitáculo passa a azul. Por sua vez, os ecrãs que rodeiam o volante afastam-se e combinam-se, proporcionando uma experiência imersiva com uma interface de infotenimento mais simples, incluindo ar condicionado, áudio, suspensão e estabilizador, para uma condução confortável.
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A Nissan refere que a suspensão e os estabilizadores são pioneiros a nível mundial, já que foram concebidos para poderem ser facilmente operados no ecrã durante a condução.
No que se refere aos bancos do condutor e do passageiro dianteiro, estes são de fibra de carbono leve e altamente rígida para possibilitar uma condução confortável de longa distância e estão equipados com cintos de segurança de quatro pontos.