Parece que é desta. Novo Nissan GT-R chega em 2023... híbrido

Treze anos após a apresentação da atual geração, a Nissan estará já a trabalhar no futuro GT-R, que deverá chegar em 2023, com motorização híbrida.

Treze anos após a apresentação da atual geração, a Nissan pode estar já a trabalhar - finalmente! - no desenvolvimento do próximo GT-R. O qual, avançam agora algumas notícias, poderá chegar já em 2023, com motorização híbrida!

A informação surge na sequência de um artigo, publicado pela Automotive News Europe, sobre a ofensiva de produto que a Nissan tem vindo a preparar. E que, desde logo, prevê a chegada do novo GT-R, para 2023.

A par desta "certeza", a notícia avança ainda que, o sucessor do R35, deverá dar-se a conhecer, equipado com um inovador sistema de recuperação de energia cinética, tipo KERS, em que a energia recuperada é depois empregue no apoio ao sistema de propulsão híbrida.

Nissan GT-R 50th Anniversary
Treze anos depois do lançamento da atual geração do GT-R, a Nissan prepara já o sucessor do R35, com motorização híbrida

Embora, à partida, perfeitamente plausível, a verdade é que esta informação carece, no entanto e ainda, de confirmação oficial, da parte da Nissan. A qual, diga-se, tem preferido manter o mais profundo silêncio, relativamente àquilo que é possível esperar do futuro GT-R.

De resto e face também à questão das emissões, a dúvida permanece, inclusivamente, quanto ao rumo que o construtor nipónico poderá pretender vir a dar àquele que é um dos últimos representantes do conceito de desportivo, à "boa e velha maneira". Ou seja, um desportivo com motor exclusivamente de combustão, de alta cilindrada, posicionado sobre o eixo dianteiro.

LEIA TAMBÉM
Nissan Ariya apresentado com duas opções de bateria e autonomia até 610 km

No entanto e perante os rumores que têm surgido nos últimos anos, também pode acontecer que a Nissan decida repensar todo o conceito do GT-R. Dotando-o não apenas de um sistema de propulsão menos penalizador, à luz das novas normas anti-emissões, mas, inclusivamente, redesenhando todo o conceito. Por exemplo, para transformar o GT-R numa proposta do género do novo Honda NSX, com motor em posição central...

Seja qual for a opção, a verdade é que, nomeadamente quanto ao sistema propulsor híbrido que deverá equipar o sucessor do R35, notícias garantem que será algo muito diferente daquilo que a Nissan tem, atualmente, em utilização, noutros modelos. Com a certeza, desde logo, de que, todo o sistema, privilegiará a performance, em detrimento da economia dos consumos.

O Nissan GT-R LM Nismo
O Nissan GT-R LM Nismo

A Automotive News Europe avança, agora, com a possibilidade do futuro GT-R poder vir a beneficiar de um sistema de recuperação de energia do tipo KERS, utilizado na Fórmula 1, e que a Nissan já utilizou, inclusivamente, em competição, no protótipo GT-R LM Nismo. Embora, até mesmo esta possibilidade, deva ser encarada com algumas reservas...