Nissan GT-R de volta? Só o nome

O icónico nome GT-R está de volta aos planos da Nissan, confirmou o novo CEO da empresa, Ivan Espinosa. No entanto, pode ser apenas isso que estará de regresso.

O futuro do Nissan GT-R foi confirmado pelo novo CEO da empresa, Ivan Espinosa.

Em resposta a um possível regresso do desportivo, dado que a empresa já encerrou as encomendas para a atual geração, o novo diretor executivo confirmou que o nome GT-R voltará… mas pode ser apenas isso (o nome).

Em declarações à Automotive News, Espinosa admitiu “Vamos continuar a desenvolver carros desportivos. Isso faz parte do nosso ADN. Não vos posso dizer quando e como, mas é claro que o nome GT-R existirá no futuro”.

O que já se sabe

O atual CEO não deixou claro se o próximo modelo a utilizar a icónica insígnia será um sucessor direto do R35 ou uma revolução total do modelo.

Embora a Nissan ainda não tenha divulgado quaisquer planos de sucessão para o desportivo, foi o próprio Espinosa que aludiu para a possibilidade de um GT-R elétrico, quando era responsável pela estratégia de produto da empresa.

Alterações aos planos iniciais, como é o caso, não são inéditas na Nissan. Antes do R35, os modelos GT-R faziam parte da gama Skyline, uma linha de berlinas e coupés, que depois utilizavam o nome Skyline GT-R nas variantes mais desportivas.

Com a escolha de uma base desenvolvida especificamente para o novo R35 (o que implicou um carro totalmente novo), a Nissan decidiu separar os dois nomes: Skyline passou a ser o nome japonês para a gama G-Series da Infiniti, a sua submarca premium, e o nome GT-R tornou-se num modelo independente e apenas focado em performance.

Protótipo que antecipa um possível sucessor

Em 2023, a Nissan apresentou o Hyper Force, um protótipo que antecipou um possível sucessor do GT-R a eletrões.

A marca japonesa já tem acumulado vários anos de experiência na Fórmula E, e tendo em conta as atuais tendências do mercado automóvel e os esforços da empresa para produzir veículos eletrificados nos próximos anos, o mais provável é que o futuro “R36” venha a ter um motor elétrico ou híbrido.

  • Passará à produção? Nissan Hyper Force é um GT-R elétrico com 1360 cv

    ID: 191585 | 1806959083