Comercializado, entre outros mercados, na Tailândia, o crossover Nissan Kicks acaba de receber a sua mais recente actualização, a qual traz igualmente nova variante impulsionada pela tecnologia e-Power da Nissan - um sistema de propulsão elétrica, que recarrega as baterias através da utilização de um motor de combustão interna. Resta saber se será esta a solução a implementar também Juke europeu...
Lançado no mercado em 2016, o Nissan Kicks acaba de estrear nova atualização deste modelo, que, além do necessário facelift, estreia, especificamente no mercado tailandês, sistema de propulsão elétrica, denominado e-Power.
Sistema de propulsão com um princípio similar ao do Chevrolet Volt, o Kicks utiliza a eletricidade para impulsionar as rodas da frente, através de um motor elétrico, com 127 cavalos de potência e 260 Nm de binário. Cuja eletricidade provém de uma bateria de iões de lítio, com uma capacidade anunciada de 1.57 KWh.
LEIA TAMBÉM
Nissan LEAF com incentivo de 3.000 euros e oferta da wallbox
No entanto, ao invés de ser recarregada através de um posto de abastecimento elétrico ou em tomada doméstica, a bateria recupera a energia, através da acção de um motor de combustão interna a gasolina, de três cilindros e 1.2 litros, suficiente para gerar 79 cavalos.
Ou seja, em vez de se carregar com eletricidade, "carrega-se" com gasolina.
Uma possível adoção do sistema e-Power para o Nissan Juke do mercado europeu
O Nissan Kicks é um crossover sub-compacto, que foi inicialmente pensado para o mercado sul-americano, mas que rapidamente chegou aos mercados mexicano, chinês e tailandês.
Em 2019, foi também introduzido na Índia, tendo, um ano antes, começado a ser vendido nos Estados Unidos e Canadá, onde substitui o Nissan Juke.
Tanto o Nissan Kicks, como o Nissan Juke, são baseados na plataforma "Nissan V", uma evolução da solução "B platform" desenvolvida pela Nissan e Renault. Na qual, inúmeros modelos das duas marcas, surgem baseados.
LEIA TAMBÉM
Nissan Juke vs Peugeot 2008 vs Renault Captur: Loucos anos 20
Neste sentido e com a introdução do sistema e-Power, no renovado Nissan Kicks Tailandês, muitos especulam sobre a eventual adoção deste sistema, pelo Nissan Juke europeu.