Fórmula E. Nissan e.dams quer o título de Félix da Costa e da DS Cheetah

Depois de, na última época, ter terminado o Mundial no segundo posto, a Nissan e.dams quer recuperar, em 2020-2021, o título de campeã.

Depois de, na última época, ter terminado o Mundial no segundo posto, a Nissan e.dams prepara já a sétima temporada do Campeonato do Mundo de Formula E, participando nos testes oficiais que atualmente decorrem em Sevilha. Sendo que, da parte da escuderia nipónica, os objectivos, garantem os seus responsáveis, estão já bem definidos...

Depois de uma temporada que acabou sendo de vitória para a francesa DS Cheetah, com a consagração do português Félix da Costa como campeão do mundo de Fórmula E, começou já a contagem decrescente para a temporada 7 do Mundial da categoria. Com a Nissan e.dams, segunda classificada em 2020, a assumir como objectivo a recuperação de um ceptro que já foi seu.

Foi, de resto, esta mensagem que, esta manhã de segunda-feira, numa conferência de imprensa online, os responsáveis da equipa assumiram de forma clara, com Tommaso Volpe, director da Nissan Global Motorsports, a destacar não apenas a "felicidade" e "entusiasmo" pelo regresso ao trabalho, mas também que, depois do segundo lugar na última época, o objectivo, para a temporada que agora se inicia, "é lutar pela vitória no campeonato". Ainda que, reconheceu, "tal dependa de vários factores".

Tommaso Volpe, director da Nissan Global Motorsports
Tommaso Volpe, director da Nissan Global Motorsports

De resto e numa altura em que as equipas se encontram a realizar os testes de pré-temporada no circuito Ricardo Tormo, em Valência, Espanha, um dos directores da escudeira Nissan e.dams, Gregory Driot, também presente, não deixou de recordar que a última temporada foi "muito intensa", embora e neste momento, "tudo está a correr sem problemas", com vista à próxima temporada.

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Para já, "vamos utilizar o mesmo carro com que terminámos a última temporada, tal como, de resto, está previsto nos regulamentos. O novo carro só será introduzido lá mais para a frente, embora e face à forma como as coisas estão, vamos ver ser será mesmo assim", afirma Gregory Diot.

Entretanto e enquanto o novo carro não surge, "temos previstos alguns updates e evoluções, já neste carro".

"Foi muito bom voltar a sentar-me no carro"

"Estamos todos prontos para realizar uma excelente temporada", garante, igualmente, Oliver Rowland, piloto de 28 anos que terminou a última época, a terceira na escuderia Nissan e.dams, no quinto posto. E que, depois de ter "aprendido muito no ano passado", garante, agora, que "este ano será, certamente, melhor", com o objectivo declarado de, "como sempre tentar ser primeiro". Sendo que, para tal, o português António Félix da Costa, campeão do mundo em título pela DS Cheetah, será, forçosamente, o "o primeiro a tentar bater".

Oliver Rowland, piloto da Nissan e.dams
Oliver Rowland, piloto da Nissan e.dams

Ainda assim, Rowland também assume que, com a pandemia, "não foi fácil" enfrentar estes meses, sendo que, "tentei passar o máximo no simulador".  Pelo que, "foi muito bom voltar a sentar-me dentro do carro, aqui em Valência".

Nos testes atualmente a decorrerem, "vamos tentar aumentar a eficiência, sabemos em que sentido temos de seguir, e, dentro do possível, vamos tentar continuar a evoluir", acrescenta o director da escudeira Nissan e-dams, Gregory Driot .

"Ariya e Leaf recordam-nos porque estamos na Fórmula E"

Aliás e ainda sobre os monolugares, o director desportivo da Nissan recorda o facto de já terem sido "baptizados" - o número 22, com o nome 'Leaf', ao passo que, o número 23, chama-se 'Ariya'. Nomes que a equipa foi buscar a modelos que a Nissan comercializa e que, salienta o mesmo responsável, servem para "nos lembrar dos motivos porque a Nissan está na Fórmula E".

"Estamos a comemorar 10 anos do Leaf, sendo que, no mesmo ano, lançamos também o nosso primeiro SUV elétrico, o Ariya. E esta é a razão porque estamos na Fórmula E", sentenciou Volpe.