Nissan e-4orce. Segurança sobre todos os pisos

O sistema de tração integral Nissan e-4orce melhora a condução e segurança sobre todo tipo de pisos. Até sobre os lagos gelados da Finlândia.

Fomos à Finlândia testar o sistema de tração integral Nissan e-4orce em condições extremas. O programa previa condução sobre um lago gelado, mas o aquecimento global desviou-nos para uma plantação de morangos.

Com vasta experiência em sistemas de tração integral, a Nissan não sentiu dificuldades em adaptar a tecnologia à mobilidade elétrica. Um desafio diferente por não existir ligação mecânica entre os dois eixos. Passa tudo pela gestão em tempo real de dois motores elétricos.

Nissan X-Trail a demonstrar a eficácia do Nissan e-4orce num lago gelado
O lago gelado prometia. Nos dias em que lá permanecemos o circuito estava alagado...

Cada eixo tem o seu e o Nissan e-4orce interpreta e gere as necessidades de tração de cada um. A travagem regenerativa também é aplicada a cada roda, de forma a ajudar a manter a trajetória. O funcionamento é impercetível ao condutor, que tem apenas de desfrutar do acréscimo de segurança.

Fomos até à Finlândia para por à prova o sistema Nissan e-4orce. Iriamos conduzir um Nissan Ariya e um Nissan X-Trail num lago gelado. Um daqueles programas só possíveis durante o inverno nórdico. Desde que se acerte na semana…

Gelo derretido

Nos dias que antecederam a nossa chegada, as temperaturas andaram na casa dos 20 graus negativos. Na semana seguinte à nossa estadia rondaram os 15 graus negativos. Durante a nossa permanência em Rapukartano, os termómetros variaram entre o grau positivo e o grau negativo.

Ariya com Nissan e-4orce a acelera numa pista gelada

Max Vatanen, filho de Ari Vatanen, Campeão do Mundo de Ralis em 1981, com David Richards como navegador, ao volante de um Ford Escort RS MKII, culpou o aquecimento global. Não podemos ter a certeza. O certo é que as temperaturas, amenas para a época, inviabilizaram a condução no lago.

O gelo ainda mantinha uma espessura superior a 50 cm, suficiente para suportar o peso dos veículos. O problema era a neve derretida, que tinha transformado a pista numa espécie de piscina sobre gelo. Como o objetivo era conduzir sobre uma superfície escorregadia e não alagada, foi ativado o plano B.

Fomos deslocados do lago gelado para um campo de morangos congelado. É parecido, mas não é a mesma coisa. Tem árvores e cercas nas escapatórias, em vez de neve fofa. Pela positiva, tem desníveis para tornar a condução mais interessante.

Vetorização da travagem

Começámos com o Ariya. Uma volta curta, para conhecer as curvas e os declives. Na segunda volta já estávamos a testar os limites dos pneus. Depois começou a diversão. Conduzindo com a tranquilidade de quem vai de casa para o trabalho e, por casualidade, tem de o fazer sobre neve ou gelo, a tecnologia Nissan e-4orce é uma garantia de segurança.

Controlando a distribuição do binário de forma independente para cada uma das quatro rodas, o Nissan e-4orce maximiza a capacidade de tração sobre todas as superfícies. Em desaceleração, a vetorização da travagem atua individualmente sobre cada roda, ajudando a manter a trajetória desejada.

Refém do peso da bateria, o Nissan Ariya é mais difícil de provocar que o X-Trail, não fazendo mais do que sair de frente e andar de lado. Por mais ajustes de travão, para trazer o peso para a frente, que se fizessem.

Mais leve, o Nissan X-Trail é muito mais divertido sobre gelo. Com um pequeno golpe de volante para o lado contrário à curva, para descompensar a traseira, o célebre "Scandinavian flick", é fácil desenhar a curva toda de acelerador, com intervenção mínima de volante.

Estradas geladas

Quando começávamos a pensar que já sabíamos o que estávamos a fazer, Max Vatanen mostrou as vantagens de ter um lago gelado no final do jardim das traseiras. Nas mãos do instrutor, até o Nissan Ariya se atravessava como se tivesse tração traseira.

Pneu com tachas do X-Trail com o sistema Nissan e-4orce
Os pneus de inverno são obrigatórios na devida estação. As tachas são uma opção para conduzir fora do asfalto

Para descomprimir da adrenalina da condução sobre gelo, trocámos o circuito por estradas rurais igualmente geladas. Foi neste cenário que o Nissan e-4orce mostrou todo o brilhantismo.

Juntamente com os pneus de tachas, aconselháveis para condução fora do asfalto, levou o Ariya e o X-Trail por montes e vales sem a mínima hesitação. Se podíamos ter feito o mesmo percurso num automóvel sem o Nissan e-4orce? Podíamos. Mas seguramente não o teríamos feito com a mesma confiança.