Manter a direção e a segurança sobre neve é um desafio para a maioria dos condutores. Foi a pensar na segurança, e também na performance, que a Nissan desenvolveu o sistema e-4orce de tração integral.
Parece fácil. Uma condição natural dos veículos que utilizam um motor elétrico em cada eixo. No entanto, não basta por os dois motores a andar para a frente.
Para garantir a máxima tração sobre pisos de fraca aderência é necessário fazer uma leitura permanente das condições de tração de cada roda. Operação que o sistema e-4orce faz com um tempo de resposta cerca 10 000 vezes mais rápido que um sistema 4X4 convencional.
Segurança em todos os pisos
As vantagens do e-4orce não se limitam às condições extremas das estradas com neve. Em condução normal, o sistema de tração integral elétrico da Nissan vai gerindo a distribuição do binário de forma a reduzir a ação sobre o volante.
Menos intervenções sobre a direção resultam em trajetórias mais fluídas e fáceis de definir. Os passageiros, principalmente as crianças que viajem na terceira fila do Nissan X-trail, agradecem a maior suavidade na abordagem às curvas.
Fomos até Andorra para testar o sistema e-4orce numa pista de neve. A falta de precipitação nos dias que antecederam a nossa chegada resultou num circuito com mais gelo do que neve. Nada que o e-4orce e pneus com pregos, ainda que pequenos, não resolvam.
Muito gelo e pouca neve
As regras eram simples. Tento no acelerador, atenção ao travão e pouco volante. Provavelmente a regra mais difícil de interiorizar. Uma vez perdida a frente para a subviragem, não vale a pena tentar fechar mais a direção. Não vai acontecer. O importante é manter o ângulo, eventualmente abrir um pouco, e esperar que os pneus agarrem.
Entendidos os fundamentos da condução sobre gelo partimos para a pista. Primeiro com um Nissan Ariya, depois com um X-Trail. O resultado superou largamente as expectativas. O sistema e-4orce manteve os dois crossover na linha. Desenhámos sequências de curvas fechadas e evitámos os cones do slalom sem dificuldade.
Os momentos em que nos transformamos em passageiros do nosso Nissan aconteceram na sequência de excessos de otimismo da nossa parte. Arranques em plano inclinado e travagens fortes a direito também mostraram não ser problema para o sistema e-4orce da Nissan.
Com dois motores elétricos e uma potência combinada de 213 cv, o Nissan X-Trail e-4orce tem preços desde os 51 250 €. Já o Nissan Ariya e-4orce, 100% elétrico com 400 km de autonomia, está disponível a partir de 66 200 €.