e-4orce. Na neve com o sistema 4X4 elétrico da Nissan

O sistema de tração integral e-4orce, os Nissan X-trail e Ariya garantem deslocações com segurança sobre todo o tipo de pisos

Manter a direção e a segurança sobre neve é um desafio para a maioria dos condutores. Foi a pensar na segurança, e também na performance, que a Nissan desenvolveu o sistema e-4orce de tração integral.

Parece fácil. Uma condição natural dos veículos que utilizam um motor elétrico em cada eixo. No entanto, não basta por os dois motores a andar para a frente.

Para garantir a máxima tração sobre pisos de fraca aderência é necessário fazer uma leitura permanente das condições de tração de cada roda. Operação que o sistema e-4orce faz com um tempo de resposta cerca 10 000 vezes mais rápido que um sistema 4X4 convencional.

Segurança em todos os pisos

As vantagens do e-4orce não se limitam às condições extremas das estradas com neve. Em condução normal, o sistema de tração integral elétrico da Nissan vai gerindo a distribuição do binário de forma a reduzir a ação sobre o volante.

Nissan X-Trail e-4orce a circular sobre neve
O motor a gasolina do Nissan X-Trail serve de gerador para os alimentar os dois motores elétricos do sistema e-4orce

Menos intervenções sobre a direção resultam em trajetórias mais fluídas e fáceis de definir. Os passageiros, principalmente as crianças que viajem na terceira fila do Nissan X-trail, agradecem a maior suavidade na abordagem às curvas.

Fomos até Andorra para testar o sistema e-4orce numa pista de neve. A falta de precipitação nos dias que antecederam a nossa chegada resultou num circuito com mais gelo do que neve. Nada que o e-4orce e pneus com pregos, ainda que pequenos, não resolvam.

Muito gelo e pouca neve

As regras eram simples. Tento no acelerador, atenção ao travão e pouco volante. Provavelmente a regra mais difícil de interiorizar. Uma vez perdida a frente para a subviragem, não vale a pena tentar fechar mais a direção. Não vai acontecer. O importante é manter o ângulo, eventualmente abrir um pouco, e esperar que os pneus agarrem.

Com os dois motores do sistema e-4orce o Nissan Ariya chega aos 400 km de autonomia

Entendidos os fundamentos da condução sobre gelo partimos para a pista. Primeiro com um Nissan Ariya, depois com um X-Trail. O resultado superou largamente as expectativas. O sistema e-4orce manteve os dois crossover na linha. Desenhámos sequências de curvas fechadas e evitámos os cones do slalom sem dificuldade.

O Nissan X-Trail e-4orce tem preços a partir de 51 250€, enquanto o Ariya e-4orce começa nos 66 200€
O Nissan X-Trail e-4orce tem preços a partir de 51 250€, enquanto o Ariya e-4orce começa nos 66 200€

Os momentos em que nos transformamos em passageiros do nosso Nissan aconteceram na sequência de excessos de otimismo da nossa parte. Arranques em plano inclinado e travagens fortes a direito também mostraram não ser problema para o sistema e-4orce da Nissan.

Com dois motores elétricos e uma potência combinada de 213 cv, o Nissan X-Trail e-4orce tem preços desde os 51 250 €. Já o Nissan Ariya e-4orce, 100% elétrico com 400 km de autonomia, está disponível a partir de 66 200 €.