Já, por diversas vezes, apontado como o concept que dará origem ao sucessor do best-seller Qashqai, a Nissan pode agora, ter desvendado, inadvertidamente, as formas com que se dará a conhecer a versão de produção do Ariya. E, tudo, por causa do registo da patente...
Apresentado, no Salão de Tóquio de 2017, como o primeiro passo para um futuro SUV elétrico, com o nome de IMx concept, foi já em 2019, que a Nissan, deu a conhecer, mais uma vez no Salão de Tóquio, a então evolução desse mesmo protótipo. E que, supostamente mais próxima do modelo de produção, passou a ostentar o nome de Ariya.
LEIA TAMBÉM
Nissan Qashqai será elétrico
Passado menos de um ano sobre esse momento, eis que a marca nipónica deixa, agora escapar, aquelas que poderão, muito bem ser, as linhas finais do modelo de produção. Mais precisamente, ao entregar os desenhos para o registo da patente.
Maior qualidade? A total identificação com o concept!
A acreditar nestes desenhos, agora divulgados através de uma página da rede social Instagram, chamada cars_secrets, o primeiro dado a reter é, sem dúvida, a clara identificação desta suposta versão de produção, com as linhas desvendadas pelo concept. Ainda que, não deixando de ostentar algumas alterações subtis, consequência natural da passagem à realidade.
Assim e começando pela frente, destaque para a inclusão de uns pequenos rectângulos na zona inferior, muito possivelmente, para acomodar iluminação. Mas também para a ligeira alteração do pára-choques, de forma a incluir uma tampa, muito provavelmente, destinada a esconder o gancho de reboque.
Observado de perfil, a surgimento da tampa da entrada para o carregamento elétrico, puxada um pouco mais para perto da roda, notando-se, igualmente, nestes desenhos, a falta dos retrovisores exteriores. Se é porque, a ideia da Nissan, é que a versão de produção conte com câmaras, ao invés de uma solução mais tradicional, é algo que só o fabricante pode dizer...
Ainda assim e a ajudar a sustentar a tese de que esta poderá mesmo ser a versão de produção, o surgimento da antena tipo barbatana de tubarão, algo de que o concept abdicava, além de sensores de parqueamento laterais e rodas de dimensões mais pequenas que as de 21" polegadas ostentadas pelo protótipo.
Finalmente, na traseira, uma imagem praticamente decalcada da do concept, ainda que com o pára-choques ligeiramente modificado, de forma a poder incluir não somente os sensores, como também o espaço para o gancho de reboque. Sendo que e até por questões de realização, também será difícil, à versão de produção do Ariya, manter o intrincado sistema de luzes traseiras exibido pelo protótipo...
Por confirmar, ficam, também, as dimensões desta suposta versão de produção. Sendo que, o concept, apresentava um comprimento 4,6 metros, 1,63 m de altura e 1,92 m de largura; sem espelhos retrovisores...
O primeiro de uma nova era
Importante é, igualmente, recordar que, o modelo que vier a resultar do Ariya, promete vir a ser de grande importância para a Nissan, já que significará a estreia do construtor nipónico, no cada vez mais desejado sub-segmento dos SUV elétricos de preço acessível. Além da responsabilidade de estrear uma nova linguagem de design no seio da marca.
[smartslider3 slider="222"]
A Nissan fez já saber que pretende dar a conhecer a versão de produção do Ariya, durante o próximo ano de 2021, com uma autonomia a rondar os 480 quilómetros, versões de um e dois motores elétricos, e um preço de venda a partir dos 37 mil euros... sensivelmente.
A expetativa, é que, o Ariya, possa vir a ser um rival de propostas como o Ford Mustang Mach-E e Tesla Model Y.