A Nissan apresentou, no Porto, o seu novo Crossover, o Ariya. Trata-se, como já tivemos a oportunidade de anunciar várias vezes, uma proposta elétrica com vários níveis de potências e dois tipos de bateria.
Anunciado para abril de 2022, as primeiras encomendas poderão ser feitas já em janeiro. Facto interessante é a manifestação de compra de mais de 2500 clientes que ainda antes do Ariya ter chegado ao mercado ou aberto a lista de encomendas já manifestaram a sua intenção de adquirir este modelo da marca nipónica.
A Nissan é simultaneamente pioneira no desenvolvimento e produção de um dos carros elétricos mais vendidos de sempre, o Leaf, como também foi quem inventou o conceito Crossover. O Ariya é fruto destas duas enormes experiências e por isso é esperado com grande expetativa.
Ele contará com dois tipos de bateria (63 kWh ou 87 kWh de capacidade útil), dois sistemas de tração (duas e quatro rodas) e cinco níveis de potência (desde 218 cv até 394 cv). A autonomia média estimada de acordo com o ciclo WLTP vai desde os 350 km até aos 500 km.
LEIA TAMBÉM
Crossover elétrico. Nissan Ariya já desembarca no Velho Continente
A versão básica do Ariya (63 kWh) acelera dos 0-100 km/h em 7,5 segundos e atinge uma velocidade máxima de 160 km/h, enquanto o Ariya mais veloz, equipado com a bateria de 87 kWh, completa a mesma aceleração em 5,1 segundos e eleva a velocidade máxima até aos 200 km/h.
A versão com tração dianteira tem o motor elétrico à frente enquanto a versão e-4ORCE (tração total) tem um motor elétrico em cada eixo. A bateria com refrigeração líquida está sob a plataforma entre os dois eixos pelo que o piso no interior é plano, tal como acontece nos veículos elétricos concebidos como tal.
O Nissan Ariya de 63 kWh tem um carregador de 7,4 kW, enquanto as versões de 87 kWh têm um carregador de 22 kW. Em corrente contínua ambas as baterias podem ser carregadas com uma potência máxima de 130 kW.
Com três modos de condução... e muita tecnologia
O Ariya oferece três modos de condução: standard, sport e eco (a versão e-4ORCE inclui o modo snow) Tal como acontece no Leaf, também o Ariya tem o e-Pedal que, para além da sua finalidade habitual, permite regular a travagem regenerativa. No caso da versão com tração total, os dois motores elétricos recuperam energia durante as desacelerações.
Para além de tudo isto, o Nissan Ariya tem uma série de dispositivos de assistência à condução. As suas funções básicas são ajudar o condutor a manter o veiculo centrado na sua faixa, circular por transito mais denso na auto-estrada e manter uma velocidade e distancia previamente estabelecida em relação ao veículo da frente.
A ligação ao sistema Navi-Link permite fazer ajustes automáticos desses parâmetros o que aumenta ainda mais a segurança. O sistema de visão 360 complementa as ajudas à condução e a segurança ativa.
Com ecrãs interligados e atualização via wireless
No interior encontramos dois ecrãs digitais de 12,3 polegadas. Um atrás do volante e outro na continuação do centro do tablier, em forma de onda e com a curiosidade de passarmos a informação de um para o outro. Adicionalmente, podemos também podemos selecionar a informação do head-up display.
Existe também um dipositivo de reconhecimento de voz que reage ao dizermos "Olá, Nissan", permitindo dessa forma controlar algumas funções da navegação, do som ou da climatização. Outra novidade anunciada é a possibilidade de atualizar alguns elementos eletrónicos do equipamento através da internet.
A capacidade da mala é de 468 litros na versão com tração dianteira e 415 litros na versão com tração total.
Em resumo, o novo Nissan Ariya, sendo mais uma das muitas opções elétricas a chegar ao mercado, promete agitar as águas, não só pela novidade, mas por toda a experiência que a marca tem na mobilidade elétrica e no conceito Crossover onde o sucesso do Qashqai tem marcado várias gerações.