A iniciativa tem o nome de "Pole to Pole" e promete levar um elétrico Nissan Ariya a percorrer um total de 27.000 km, desde o Pólo Norte, até ao Pólo Sul. Com início previsto para março de 2023, a Nissan acaba divulgar as primeiras imagens do Ariya concebido para o efeito.
Protagonizado pelo explorador britânico Chris Ramsey, a quem caberá conduzir uma unidade Nissan Ariya modificada para suportar as dificuldades que não se resumem à distância, este desafio 'Pole to Pole' - ou, "Do Pólo ao Pólo", em português - começa no Pólo Norte. Local de onde a equipa sairá, para seguir ao longo do continente americano, até ao momento em que atravessará a Antártida, para tentar alcançar o Pólo Sul.
Ao longo de um trajecto em que somarão qualquer coisa como 27.000 quilómetros, tanto Ramsey, como o SUV elétrico da Nissan, terão ainda de enfrentar paisagens glaciares cobertas de gelo e neve, montanhas íngremes, além de vastas zonas de dunas, passando de temperaturas de 30 graus Celsius negativos, para mais de 30° Celsius positivos.
Entretanto e ao mesmo tempo que apresentou este novo desafio para o seu novo SUV 100% elétrico, a Nissan mostrou os primeiros esboços do Ariya com que Chris Ramsey levará a cabo o projecto. E que, face à versão de estrada, apresentará rodas maiores com pneus específicos para todo-o-terreno, uma nova configuração de suspensão, um kit de carroçaria mais robusto e com placas de protecção, revestimentos de plásticos nas cavas das rodas, além de uma estrutura metálica de transporte, com LEDs extra, montada sobre o tejadilho.
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Quanto ao sistema de propulsão 100% elétrico, a Nissan não avançou qualquer melhoria ou atualização nas características, o que leva a pensar que o Ariya em questão surja equipado com a bateria maior, de 90 kWh, conjugada com a configuração de dois motores, a debitar uma potência combinada de 394 cv e 600 Nm de binário.
Garantindo, ainda, as vantagens do sistema elétrico de quatro rodas motrizes e-4ORCE da Nissan, o qual, embora sendo uma vantagem em terras de progressão difícil, também deverá implicar maiores gastos de energia e, consequentemente, carregamentos mais frequentes.
Também como forma de combater quaisquer imprevistos, a Nissan promete ter um segundo Ariya e-4ORCE, sem quaisquer alterações, a postos, e que acompanhará a equipa, como veículo de apoio, ao longo das tiradas na América do Norte, Central e Sul.