Desafio 'Pole to Pole'. Elétrico Nissan Ariya vai ligar os pólos do planeta

Desafio com o nome de "Pole to Pole", fará o Nissan Ariya a percorrer um total de 27.000 km, desde o Pólo Norte, até ao Pólo Sul.

A iniciativa tem o nome de "Pole to Pole" e promete levar um elétrico Nissan Ariya a percorrer um total de 27.000 km, desde o Pólo Norte, até ao Pólo Sul. Com início previsto para março de 2023, a Nissan acaba divulgar as primeiras imagens do Ariya concebido para o efeito.

Protagonizado pelo explorador britânico Chris Ramsey, a quem caberá conduzir uma unidade Nissan Ariya modificada para suportar as dificuldades que não se resumem à distância, este desafio 'Pole to Pole' - ou, "Do Pólo ao Pólo", em português - começa no Pólo Norte. Local de onde a equipa sairá, para seguir ao longo do continente americano, até ao momento em que atravessará a Antártida, para tentar alcançar o Pólo Sul.

Ao longo de um trajecto em que somarão qualquer coisa como 27.000 quilómetros, tanto Ramsey, como o SUV elétrico da Nissan, terão ainda de enfrentar paisagens glaciares cobertas de gelo e neve, montanhas íngremes, além de vastas zonas de dunas, passando de temperaturas de 30 graus Celsius negativos, para mais de 30° Celsius positivos.

O explorador Chris Ramsey e o Nissan Ariya; neste caso, uma versão standard...
O explorador Chris Ramsey e o Nissan Ariya; neste caso, uma versão standard...

Entretanto e ao mesmo tempo que apresentou este novo desafio para o seu novo SUV 100% elétrico, a Nissan mostrou os primeiros esboços do Ariya com que Chris Ramsey levará a cabo o projecto. E que, face à versão de estrada, apresentará rodas maiores com pneus específicos para todo-o-terreno, uma nova configuração de suspensão, um kit de carroçaria mais robusto e com placas de protecção, revestimentos de plásticos nas cavas das rodas, além de uma estrutura metálica de transporte, com LEDs extra, montada sobre o tejadilho.

LEIA TAMBÉM
Falta de componentes. Nissan volta a adiar lançamento do Ariya

Quanto ao sistema de propulsão 100% elétrico, a Nissan não avançou qualquer melhoria ou atualização nas características, o que leva a pensar que o Ariya em questão surja equipado com a bateria maior, de 90 kWh, conjugada com a configuração de dois motores, a debitar uma potência combinada de 394 cv e 600 Nm de binário.

Garantindo, ainda, as vantagens do sistema elétrico de quatro rodas motrizes e-4ORCE da Nissan, o qual, embora sendo uma vantagem em terras de progressão difícil, também deverá implicar maiores gastos de energia e, consequentemente, carregamentos mais frequentes.

Um dos primeiros esboços do Ariya transformado em máquina para ir de um Pólo ao outro...
Um dos primeiros esboços do Ariya transformado em máquina para ir de um Pólo ao outro...

Também como forma de combater quaisquer imprevistos, a Nissan promete ter um segundo Ariya e-4ORCE, sem quaisquer alterações, a postos, e que acompanhará a equipa, como veículo de apoio, ao longo das tiradas na América do Norte, Central e Sul.