Tal como prometido, a Nissan acaba de desvendar o seu quarto modelo Nismo, que, também como já esperado, terá por base o crossover elétrico Ariya. Que, nesta versão mais espicaçante, além dos retoques estilísticos, ganha igualmente mais potência.
Apresentado em pleno Salão Automóvel de Tóquio, atualmente a decorrer, o Nissan Ariya Nismo para o mercado japonês apresenta-se em duas variantes, com a versão base, equipada com dois motores elétricos, a anunciar uma potência máxima combinada de 270 kW (367 cv) e 560 Nm de binário, graças, igualmente, ao apoio de uma bateria de 66 kWh.
Já a versão de topo, vê aumentada a potência combinada para 320 kW (435 cv) e o binário para 600 Nm, aproveitando igualmente as capacidades de uma bateria maior, de 91 kWh.
LEIA TAMBÉM
Após mais de 30 mil km. Nissan Ariya chega ao Pólo Sul
Naturalmente e até por causa do peso das baterias, "leve" é um adjectivo que dificilmente poderá ser aplicado ao Ariya Nismo, cuja versão base tem como peso oficial os 2.080 kg, enquanto a mais vitaminada chega aos 2.220 kg.
Apesar do peso e ainda que a Nissan nada divulgue sobre o tema, é expectável que, pelo menos a versão mais potente do Aria Nismo agora apresentado, venha a mostrar-se mais rápida na aceleração do que aquele que era, até aqui, a mais veloz das versões do crossover elétrico japonês. Que, com os seus 394 cv, anuncia uma passagem dos 0 aos 100 km/h em 4,8s.
[ngg src="galleries" ids="10" display="basic_slideshow"]Já no domínio exterior e além do esperado pacote de estilo e aerodinâmico Nismo para o mercado japonês, a promessa de jantes "altamente rígidas" de 20", revestidas a pneus 255/45 R20 feitos sob medida, em ambos os eixos. O que deverá contribuir para uma maior eficácia quando a velocidades mais elevadas e em curva, mesmo quando seleccionado o novo modo de condução Nismo, o qual também pode ser acompanhado por uma sonoridade artificial, importada da Fórmula E.
No habitáculo, a presença de bancos mais robustos e desportivos, pormenores na cor vermelha e a referência à divisão de competição da marca japonesa.
[ngg src="galleries" ids="11" display="basic_slideshow"]Disponível na primavera
Finalmente, referir que a Nissan prevê lançar o Ariya Nismo no mercado japonês já na próxima primavera, sendo que igualmente de prever que possa vir a ser comercializado noutros mercados, como é o caso da Europa ou dos EUA.
Recordar, ainda, que a Nismo já contou, anteriormente, com uma proposta 100% elétrica, baseada no Leaf. E que, inclusivamente, deu origem a um carro de corrida, o Leaf Nismo RC.