Quase dois anos após a sua estreia mundial, a Nissan anuncia a gama de lançamento do coupé crossover Ariya para Portugal, os preços, assim como a previsão das primeiras entregas.
O Nissan Ariya será proposto no mercado nacional em três versões de lançamento, duas opções de tração e outras tantas de bateria.
"Portugal é o quarto mercado europeu em número de interessados no Nissan Ariya, por isso é com enorme expectativa e entusiasmo que damos início à comercialização no nosso país deste crossover coupé 100% elétrico da Nissan, que já é um ícone", comenta Antonio Melica, diretor-geral da Nissan Portugal.
"Ao permitir que os condutores da Nissan escolham o Ariya que melhor se adapte ao seu estilo de vida individual, sem abdicarem de um comportamento ágil e confortável, continuamos a contribuir para a mudança para uma mobilidade mais sustentável, acrescenta o gestor".
Três versões
A versão de entrada é a Advance com bateria de 63 kWh e tração dianteira, estando vocacionado para percursos urbanos e periurbanos. A autonomia anunciada em ciclo WLTP é de até 403 km.
A versão intermédia é a Evolve com bateria de 87 kWh e também com tração dianteira. Esta é a versão que disponibiliza a maior autonomia, a qual pode chegar até aos 520 km.
A terceira proposta de lançamento da gama Ariya é a versão Evolve e-4FORCE, também com bateria de 87 kWh, mas com tração integral. Segundo a Nissan, esta versão beneficia da melhor fusão entre a experiência da marca japonesa em controlo de chassis e a sua longa tradição em tração às quatro rodas. A autonomia anunciada é de 493 km.
A versão Evolve e-4FORCE do Ariya também é aquela que oferece melhores prestações, com uma aceleração dos 0 aos 100 km/h de 5,7 segundos em uma velocidade máxima de 200 km/h.
Curiosamente, a versão de entrada é aquela que se segue em termos de prestações com uma aceleração dos 0 aos 100 km/h em 7,5 segundos, menos 0,1 segundos do que a Evolve. Em ambos os casos. a velocidade máxima é de 160 km/h.
Ao contrário do LEAF e do e-NV200, o Ariya comercializado no mercado europeu irá utilizar o protocolo de carregamento CCS e não o CHAdeMO.
Preços conhecidos
Em termos de dimensões exteriores, o crossover elétrico Ariya tem um comprimento de 4,96 metros, uma largura de 1,85 metros e uma altura de 1,66 metros. A distância entre-eixos é de 2,78 metros. A capacidade da bagageira é de 468 litros nas versões Advance e Evolve e de 415 litros na Evolve e-4FORCE.
LEIA TAMBÉM
Nissan Ariya apresentado com duas opções de bateria e autonomia até 610 km
No que se refere à disponibilidade, as versões de 63 kWh e 83 kWh de tração dianteira estarão disponíveis para entrega a clientes em julho deste ano, enquanto o Ariya e-4ORCE 87kWh com tração integral chegará em outubro.
Quanto a preços, a versão Advance está disponível a partir de 40.244 euros, a Evolve a partir de 47.561 euros e a Evolve e-4FORCE a partir de 50.407 euros. A estes valores acresce o IVA.