Quase um ano após a apresentação mundial, o SUV Coupé elétrico Nissan Ariya acaba de realizar a sua primeira aparição dinâmica, perante o público europeu, no Mónaco. Momento registado em vídeo, quando ainda faltam alguns meses para a sua comercialização no Velho Continente.
Presente na corrida do Mundial de Fórmula E realizada no Principado do Mónaco, o Nissan Ariya cumpriu, inclusivamente, algumas voltas ao traçado da prova, acompanhado do monolugar da escuderia e.Dams, que participa no campeonato. Além de ter sido alvo de uma sessão fotográfica, nas redondezas.
"A condução do Ariya nas ruas do Mónaco é uma óptima forma de mostrar as potencialidades da nossa tecnologia e-4ORCE", afirmou, em comunicado, o vice-presidente para o Produto da Nissan AMIEO (África, Médio Oriente, Índia, Europa e Oceânia). Acrescentando que o modelo "é a epítome da inovação da marca em termos de mobilidade elétrica, sendo que este evento marca um momento decisivo naquele que será o próximo capítulo da jornada EV, para a Nissan".
Exibindo, de resto, linhas exteriores muito semelhantes às do concept que está na deu origem, o Ariya transpõe essa simplicidade para o habitáculo, onde, a par de um ambiente limpo de excessos, também não faltam predicados hoje em dia "obrigatórios", como é o caso de um enorme painel de instrumentos 100% digital, acompanhado de um não menos impressionante ecrã táctil em posição central, parte do sistema de infoentretenimento - ambos com 12,3 polegadas, sendo que o ecrã táctil beneficia, ainda, da possibilidade de receber actualizações Over The Air.
LEIA TAMBÉM
Nissan. Poderá o Ariya ser o trunfo para recuperar o protagonismo nos elétricos?
Também entre as tecnologias presentes, o pacote de segurança ProPilot 2.0, o qual inclui estacionamento remoto e condução semi-autónoma.
Aguardado também em versões com tracção integral, o Nissan Ariya conta, no entanto e nos níveis de entrada, com tracção apenas traseira, conjugada com baterias de 65 ou 90 kWh, e a anunciar potências que variam entre os 215 cv, no primeiro caso, e os 239 cv. Valores que permitem à versão de 65 kWh acelerar dos 0 aos 100 km/h em 7,5 segundos, assim como garantir uma autonomia oficial de 450 km, enquanto, com a bateria de 90 kWh, os registos oficiais falam numa aceleração 0-100 km/h em 7,6s, assim como numa autonomia máxima de 610 km.
Recordar, ainda, que o Nissan Ariya começará por ser comercializado no Japão, em princípio, já este verão, seguindo-se, depois disso e lá mais para o final do ano, a comercialização nos mercados da Europa, América do Norte e China.