A Nissan apresentou oficialmente o seu primeiro crossover elétrico Ariya. Estreia o conceito de design da marca Timeless Japanese Futurism. Estará disponível a partir de meados de 2021 no Japão, com quatro motorizações elétricas e duas capacidades de bateria. Aos restantes mercados chega no final de 2021.
Com base no protótipo apresentado no Salão de Tóquio de 2019, a Nissan apresentou a versão definitiva do seu crossover elétrico Ariya. O novo modelo será comercializado em quatro motorizações e duas opções de bateria com capacidades de 65 kWh e 90 kWh.
A versão base terá tração traseira e estará equipada com uma bateria de 65 kWh e um motor elétrico que desenvolve uma potência de 215 cv e um binário de 300 Nm.
Esta versão do Ariya permite acelerar dos 0 aos 100 km/h em 7,5 segundos e alcançar uma velocidade máxima de 160 km/h. A autonomia anunciada é de 450 km, baseada em testes japoneses de homologação.
A versão seguinte mantém a tração traseira, mas recebe uma bateria de 95 kWh. A potência do motor elétrico aumenta para 239 cv e o binário máximo para 300 Nm. A aceleração dos 0 aos 100 km/h também aumenta ligeiramente para 7,6 segundos, enquanto a autonomia pode chegar aos 610 km. A velocidade máxima continua a ser de 160 km/h.
Duas versões de tração integral
A oferta do Ariya será completada com duas versões de tração integral, com baterias de 65 kWh e 90 kWh, respetivamente.
No primeiro caso, a utilização de motores elétricos à frente e trás permitiu disponibilizar uma potência combinada de 335 cv e um binário de 560 Nm.
A aceleração dos 0 aos 100 km/h é mais rápida do que nas versões de tração traseira, sendo necessários apenas 5,4 segundos. A velocidade máxima anunciada é de 200 km. A autonomia é de 430 quilómetros.
O topo de gama é a versão de tração integral com bateria de 90 kWh e motores elétricos que debitam um total de 389 cv e um binário de 600 Nm. A aceleração dos 0 os 100 km/h é efetuada em 5,1 segundos. A velocidade máxima também é de 200 km. A autonomia pode chegar aos 580 km.
LEIA TAMBÉM
Nissan. Poderá o Ariya ser o trunfo para recuperar o protagonismo nos elétricos?
A equipa de design da Nissan manteve inalterado o desenho do protótipo, que estreia um conceito de design chamado Timeless Japanese Futurism. A secção dianteira tem várias formas 3D, as jantes são de 19 ou 20 e muitos outros detalhes.
A Nissan dotou o Ariya com a mais recente geração do sistema de assistência à condução ProPILOT 2.0, que oferece um nível de assistência mãos livres que mantém o veículo no centro da faixa de rodagem, ao mesmo tempo que permite navegar nas situações de trânsito de para arranca nas autoestradas.
As entregas do Nissan Ariya arrancam no Japão em meados do próximo ano com preços a partir de 40.300 euros. O lançamento na Europa, América do Norte e China está agendado para o final de 2021.