Oferecendo vantagens ao nível do peso e, consequentemente, da eficiência das viaturas, este novo aço ultraresistente da Nissan foi já utilizado em parte considerável da estrutura de um dos modelos da sua divisão de luxo, o Infiniti QX50 A Nissan tem como objetivo reduzir em 40% as emissões da sua frota até 2022 e para atingir esse fim olha para todas as áreas. Sabendo que não basta continuar a evoluir as suas motorizações, o fabricante anunciou agora um importante passo na produção, que passa pelo recurso a um novo material. Trata-se do aço ultraresistente da Nissan, com resistência à tensão de 980 MegaPascal que foi desenvolvido com os compatriotas da Nippon Steel & Sumitomo Metal Corp, uma das maiores metalúrgicas do planeta. A estreia deste material já ocorreu, pois ele foi aplicado com sucesso a 27% da estrutura do SUV de luxo Infiniti QX50 (famoso por ter o primeiro motor com taxa de compressão variável). Agora a ideia passa por alargar a sua utilização da marca de luxo para todos os automóveis do fabricante nipónico, onde deve ser implementado em 1/4 de todo o chassis. Este aço ultraresistente da Nissan permite produzir modelos mais leves e com maior aerodinâmica, o que tem impacto no comportamento das viaturas. Permitindo criar novas formas e com menor espessura do metal, pela redução do peso também irá ajudar a reduzir os consumos, o que significa também uma performance ambiental superior para os carros. Outro destaque deste aço ultraresistente da Nissan é o facto de poder ser prensado a frio, algo essencial para a sua utilização em larga escala e que também evita o aumento das emissões na produção pela implementação de soluções para aquecer o metal. A rigidez deste material tem ainda outro benefício associado, pois a marca afirma que ele garante maiores níveis de proteção para os ocupantes das viaturas.