Nissan anuncia fim do desportivo GT-R

A Nissan deixou de aceitar encomendas para o desportivo GT-R, mas este modelo poderá regressar como elétrico. A sua visão ficou materializada no Hyper Force Concept de 2023.

Após 18 anos de produção, a Nissan decidiu terminar a produção do GT-R e deixou de receber encomendas para este modelo, que tinha deixado de ser comercializado em muitos mercados devido às emissões.

Em comunicado, a Nissan confirma ter recebido tantas encomendas para o GT-R que já tinha esgotado a produção planeada para este modelo. “Gostaríamos de expressar a nossa sincera gratidão a todos os nossos clientes pelo seu apoio desde o seu lançamento em 2007”, refere a marca.

O GT-R é conhecido como “Godzilla”, um supercarro com reputação de oferecer prestações de elevado nível nas mão certas. A versão de produção foi apresentada no Salão Automóvel de Tóquio de 2007, após os dois protótipos revelados em 2001 e 2005. Nas últimas duas décadas recebeu várias atualizações, designadamente em 2010, 2016 e mais recentemente em 2023.

A linha mecânica do GT-R esteve sempre baseada no propulsor V6 biturbo de 3,8 litros, que conheceu importantes desenvolvimentos ao longo dos seus 18 anos de vida. A potência inicial de 480 cv subiu para os 573 cv, após a atualização de 2023 e a versão Nismo chegava mesmo aos 608 cv.

Quem esperava por uma nova geração de combustão do Nissan GT-R ficará seguramente dececionado. A marca já fez saber que o novo modelo será elétrico e a primeira antecipação já foi revelada através do Hyper Force Concept de 2023. Este superdesportivo elétrico poderá evoluir para o R36 GT-R, que provavelmente será o modelo de prestações mais elevadas da Nissan.

Contudo, os problemas financeiros da Nissan poderão atrasar o desenvolvimento deste projeto, que ao tudo indica seria equipado com baterias de estado sólido, mas estas nunca chegarão ao mercado antes de 2028.