A Nio pretende lançar o seu SUV elétrico EL7 na Europa no próximo ano, anunciando uma elevada autonomia, mas não será propriamente barato.
Os fabricantes chineses de automóveis elétricos decidiram desembarcar de "armas e bagagens" na Europa com os seus produtos, que incorporam as mais recentes tecnologias e que apresentam um design mais ao gosto do público do Velho Continente, mas não são propriamente baratos.
O caso mais recente é o da Nio, ainda quase desconhecida na Europa, mas que já é um dos fabricantes líderes mundiais no segmento de veículos elétricos com quase mil estações de troca de bateria na China e que aposta em força no mercado europeu.
Um dos mais recentes produtos da marca chinesa é o ES7, que será comercializado na Europa no próximo ano como EL7.
O SUV elétrico chinês foi recentemente filmado pelos nossos colegas da Wheelsboy e é deles não só o video de oito minutos, mas também as imagens que ilustram este artigo.
Design conservador
O EL7 é um SUV de cinco lugares com um design conservador que mesmo assim ainda se consegue diferenciar dos seus concorrentes no segmento, mas mesmo, assim, tem alguns traços que fazem lembrar o Hyundai Kauai. O veículo utiliza a nova plataforma da Nio para veículos elétricos, embora também partilhe alguns componentes com outros modelos da Nio como os faróis dianteiros finos e a faixa luminosa em toda a extensão de traseira.
As semelhanças são mais notórias no habitáculo, cujo design é uma réplica da berlina ET5. O painel de bordo possui dois ecrãs - um para o painel de instrumentos e outro para o sistema de infoentretenimento ao meio - assim como bancos em pele, aquecidos, refrigerados e com função de massagem. O equipamento de série compreende ainda um sistema de audio com 23 colunas.
Autonomia de 620 km em ciclo…chinês
A cadeia cinemática do EL7 é assegurada por dois motores elétricos que desenvolvem uma potência máxima de 480 kW (652 cv) e um binário de 850 Nm. Os motores elétricos podem receber energia de uma bateria com capacidade de 100 kWh, a qual, no entanto, é opcional, e que assegura uma autonomia até 620 quilómetros no ciclo de teste chinês CTLC, que não é tão rigoroso como o WLTP.
LEIA TAMBÉM
SUV elétrico chinês Nio ES8 renovado e mais potente
Passando aos preços, a avançada tecnologia e uma bateria de elevada capacidade significa que os valores dos veículos fabricados pelos construtores chineses não podem corresponder à ideia generalizado dos produtos originários daquele país. O Nio EL7 não é exceção e, portanto, não será barato.
De acordo com o Carscoops, este SUV elétrico terá um custo na Alemanha entre 73.900 euros e 78.500 euros à taxas de câmbio atuais. Isso significa que será mais caro do que um Audi Q4 e-tron 50 quattro (sem opcionais) com bateria de 88 kWh de capacidade e autonomia anunciada de 495 quilómetros, mas em ciclo WLTP.