Idêntico no luxo. Nio pode estar a preparar rival para o Maybach Classe S

Marca chinesa de elétricos cuja oferta se centra hoje em dia nos premium, a Nio quer agora disputar o hiper-luxo com o Maybach Classe S.

A Mercedes-Benz acaba de ver chegar um novo rival para a sua divisão de hiper-luxo, Maybach. A ofensiva vem da chinesa Nio, a qual estará a preparar-se para entrar no mais exclusivo dos segmentos, com uma berlina de quatro portas 100% elétrica, capaz de rivalizar com o novo Mercedes-Maybach Classe S. Mas com um preço bem mais atraente...

A notícia está a ser avançada pelos media chineses, com base em informações avançadas por uma fonte não identificada conhecedora da estratégia de expansão do fabricante de automóveis elétricos sedeado em Xangai, na China.

Quanto àquele que será o primeiro modelo porta-estandarte da Nio para o segmento do hiper-luxo, as notícias referem que estará ainda na fase inicial de desenvolvimento, tanto em termos de design, como de engenharia.

A Nio terá elegido o Mercedes-Maybach Classe S como o alvo a abater, num possível ingresso no segmento do hiper-luxo. Mas, será que consegue?...
A Nio terá elegido o Mercedes-Maybach Classe S como o alvo a abater, num possível ingresso no segmento do hiper-luxo. Mas, será que consegue?...

Ainda assim, definido estará já que, uma vez pronto e no mercado, a nova berlina será posicionada num patamar de preço a rondar o um milhão de yuans renminbi, pouco mais de 135 mil euros à cotação atual. Ou seja, praticamente o dobro do que custa, atualmente, o modelo Nio mais caro, mas, ainda assim, muito mais acessível que o rival designado, o Maybach Classe S.

Segundo a mesma fonte, o futuro do modelo da Nio está previsto chegar ao mercado apenas em 2024, mas com a certeza de que não limitará a sua comercialização apenas ao mercado chinês. Pelo contrário, a marca chinesa pretende comercializar o seu futuro porta-estandarte em todos os mercados onde está presente.

LEIA TAMBÉM
Já para 2024. Chinesa Nio prepara nova marca para fazer volume na Europa

Apesar da notícia referir que a intenção é comercializar este novo topo de gama com o emblema da Nio, valerá a pena recordar que, ainda em 2021, o CEO da marca chinesa, William Li, anunciou que o fabricante estava a pensar entrar no mercado dos veículos elétricos, com uma nova submarca. A qual, designada internamente como ALPS, contava já com uma equipa de engenharia própria.

Li revelou ainda que os modelos comercializados com o emblema desta submarca posicionar-se-iam num segmento de preços entre os 26 mil e os 40 mil euros.

O Nio ES7 é, atualmente, o modelo mais caro na oferta da marca de elétricos de Xangai
O Nio ES7 é, atualmente, o modelo mais caro na oferta da marca de elétricos de Xangai

Aliás e segundo avança a britânica Autocar, rumores mais recentes sugerem que a Nio poderá estar a trabalhar numa terceira marca, para já com o nome Projecto Firefly, neste caso, direccionada exclusivamente para os mercados fora da China.