Num mundo globalizado, o fabricante chinês de automóveis elétricos NIO prepara já novo salto entre continentes. Hoje em dia presente na Ásia e América do Norte, a marca acaba de confirmar a intenção de começar a comercializar os seus modelos também na Europa. A começar, pelo mercado que mais rendido está aos elétricos: a Noruega.
O anúncio da entrada na Europa, pela "porta" da Noruega, foi feito, pela própria NIO, através da rede social Twitter e de um tweet em que agenda uma conferência de imprensa sobre o tema, em Oslo, já para o próximo dia 6 de maio.
Recorde-se que, embora ainda não comercializando qualquer modelo no Velho Continente, a NIO já está presente na Europa. Mais precisamente, em Munique, Alemanha, onde tem um centro global de design, e em Oxford, Inglaterra, onde montou um departamento de engenharia de investigação e desenvolvimento.
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Quanto ao início da comercialização propriamente dita, é um objectivo que a marca já possui há alguns anos e que parece ter ganho novo impulso, com a entrada, já concretizada, da start-up e rival chinesa Xpeng, na Europa. A qual, com a rede de distribuição já definida, começou a vender os veículos aos europeus, no final de 2020.
Segundo a publicação económica Benzinga, a NIO deverá começar a sua ofensiva europeia pela Noruega, fixando o seu primeiro showroom na capital da Noruega, Oslo. País onde a liderança da marca deverá ficar a cargo de Marius Hayler, ex-director geral da Jaguar Land Rover naquele país nórdico.
NIO: 100.000 veículos já produzidos
Recorde-se que a NIO anunciou, em abril último, ter alcançado a marca dos 100 mil veículos produzidos, apenas nove meses após ter informado os mercados de havia atingido aos 50 mil automóveis saídos das suas linhas de montagem. Mas, também, 1.046 dias após ter arrancado com a produção do seu SUV elétrico topo de gama, ES8.
Sobre este último, trata-se de um SUV 100% elétrico, que pode equipar um pack de baterias até 100 kWh. Argumento em que o modelo chinês acrescenta uma potência máxima de 652 cv, assim como para um binário máximo de 840 Nm. Já a autonomia, atinge, segundo a mais benéfica norma NEDC, os 580 km.
Além deste SUV topo de gama, a NIO comercializa, ainda, um segundo SUV, mais pequeno e de apenas cinco lugares, denominado ES6, além de uma segunda derivação deste último, mas com carroçaria do tipo SUV Coupé, batizado de EC6.
Assim e perante esta oferta, resta saber com que modelos a NIO pensa arrancar com a atividade comercial na Europa.