Em processo de implementação na Europa, a chinesa NIO deu a conhecer o seu novo modelo topo de gama, o ET9. Uma espécie de berlina crossover executiva 100% elétrica que, para já disponível apenas na China, estreia uma série de tecnologias inovadoras.
Apresentado como uma proposta topo de gama "elétrica e inteligente", nas palavras a própria marca chinesa de automóveis 100% elétricos, o NIO ET9 é uma berlina executiva com mais de 5,3 metros de comprimento e ares de SUV, cujo interior, com quatro lugares individuais, procura criar um ambiente que se pretende de luxo.
De resto e num interior onde não faltam soluções inovadoras, o fabricante destaca a elevada capacidade de regulação dos bancos traseiros, com um total de 24 aplicações tecnológicas desenvolvidas e já patenteadas pela marca, entre as quais, a possibilidade de ajuste dos encostos dos bancos traseiros num ângulo máximo de 45 graus, a somar a 11 outros ajustes.
Já as sete cortinas pára-sol, podem ser accionados com um só clique, enquanto, também às ordens dos ocupantes da segunda fila, surge uma bandeja, com a capacidade de girar 360 graus.
Com 17 tecnologias em estreia mundial
Tão ou mais importante do que o luxo, são, sem dúvidas, as soluções técnicas e tecnológicas aplicadas neste modelo (mais de 100, segundo a NIO, 17 das quais em estreia mundial), como é o caso do "único chassis inteligente drive-by-wire do mundo", de nome SkyRide, que, integrando soluções como o steer-by-wire, rodas traseiras direccionais e suspensão totalmente ativa, acaba garantindo aquilo que a própria descreve como "uma experiência de condução semelhante a viajar permanentemente sobre uma superfície plana".
LEIA TAMBÉM
Mais um. NIO vai criar nova marca de elétricos acessíveis para a Europa
Igualmente inovadora é a arquitectura elétrica, que a NIO diz ser a primeira solução Full-Domain 900V, capaz de chegar aos 925V, além de permitir uma potência de pico de carga de 600 kW e uma corrente de pico de carga de 765A. O que faz com que o ET9 consiga carregar mais rápido do que referências como, por exemplo, o Porsche Taycan ou o Hyundai Ioniq 5, com a marca chinesa a garantir que, bastam cinco minutos ligado à tomada, para garantir energia para mais 255 km.
No entanto e apesar destas promessas, por conhecer fica o tipo e capacidade das baterias utilizadas no modelo, assim como a sua autonomia máxima, com uma só carga.
A NIO assegura, ainda, que o ET9 mantém o mesmo sistema de troca rápida de baterias já conhecido de outros modelos da marca e que permite trocar de baterias em apenas três minutos, numa qualquer das estações de troca que a marca tem vindo a erigir. Também na Europa.
Também para a Europa?…
Quanto à hipótese do ET9 poder vir a ser comercializado na Europa, nada se sabe ainda, embora a implementação da marca chinesa no Velho Continente decorra de forma lenta, o que tornar ainda maior a incógnita.
De resto, na China, o único mercado onde o modelo tem para já garantia de comercialização, a disponibilidade não vai além da manifestação de interesse em reservar uma unidade. Pois, quanto à entrega das primeiras unidades, está só deverá acontecer lá mais para 2025.