O fabricante chinês de veículos 100% elétricos NIO acaba de atingir uma meta até aqui considerada, por muitos, como inalcançável: uma berlina ET7 totalmente de produção e sem qualquer alteração, naquela que é a sua versão Ultra Long Range, conseguiu realizar mais de 1000 quilómetros, em estradas quotidianas, com uma só carga!
O feito, revelou o próprio fabricante chinês, foi alcançado já no final de 2023, num trajecto de mais de 1000 quilómetros, a ligar as cidades de Xangai e Xiamen.
Ao volante do ET7, nada mais, nada menos, que o fundador e CEO da NIO, William Li, que, dividindo a condução com o director da NIO Power Fei Shen e o director geral da Tencent News, Chenxia Huang, conseguiu cumprir os 1.044 quilómetros do trajecto que separa as duas cidades chinesas, em cerca de 14 horas. E sem que tivesse de realizar qualquer abastecimento ou recarga no ET7.
Aliás e ainda segundo a NIO, a berlina 100% elétrica utilizada nesta viagem chegou ao destino ainda com cerca de 3% de energia nas baterias.
Com bateria de 150 kWh
Vale a pena recordar que o NIO ET7 Ultra Long Range, já disponível nalguns mercados da Europa, conta com uma bateria de 150 kWh, graças à qual promete autonomias acima dos 1000 quilómetros. Valor estipulado com base na norma chinesa CLTC.
Igualmente a ajudar a este resultado, surge um coeficiente de aerodinâmica também ele ultra-baixo, de apenas 0.208.
LEIA TAMBÉM
Mais um. NIO vai criar nova marca de elétricos acessíveis para a Europa
Quanto a prestações, o ET7 anuncia-se com uma capacidade de aceleração dos 0 aos 100 km/h em 3,8s.
Salientar ainda o facto do ET7 beneficiar da tecnologia de troca rápida de baterias já conhecida de outros modelos NIO e que permite ao utilizador trocar de bateria, numa dos 2289 estações de troca existentes na China ou 33 já criadas na Europa, em cerca de três minutos.