Antigamente apontados como apresentando graves lacunas em termos de segurança, os modelos chineses parecem já ter ultrapassado essa realidade. A demonstrá-lo, mais duas propostas que acabam de receber a classificação máxima da parte do Euro NCAP, ambas do fabricante NIO, : a berlina ET5 e o SUV EL7.
De resto e a valorizar ainda mais os resultados agora obtidos pelos dois modelos da NIO, surge o facto destes testes de segurança terem sido realizados já segundo o mais recente e exigente modelo aprovado pelo Euro NCAP. E que, ainda assim, não impediu que, tanto o ET5, como o EL7, alcançassem as cinco estrelas.
Ainda sobre esta nova bateria de testes, introduzida já em 2023, vale a pena referir que já envolvem os sistemas de detecção de crianças, especificações quanto a um possível submergir do veículo e sistemas de detecção, não só de motociclistas, como também de outros utilizadores das vias, particularmente vulneráveis.
De resto e caso queiram atingir a classificação máxima, o Euro NCAP também alerta para a necessidade dos carros novos registarem igualmente melhorias em aspectos como a segurança passiva para ocupantes e utilizadores da estrada, assim como na segurança ativa destinada a prevenir ou reduzir os efeitos de um acidente. Mas também incluindo sistemas de resgate pós-colisão, noticia a britânica Autocar.
LEIA TAMBÉM
Euro NCAP. Dobradinha para Tesla e chineses em 2022
Finalmente, contemplados na nova bateria de testes passam a estar, igualmente, os impactos da passagem de carro para carro, impactos frontais de carro para carro, sistemas que impedem a abertura de uma porta do veículo no momento da passagem de um ciclista e a monitorização do estado do condutor.
ET5 e EL7 com elevadas percentagens
Relativamente aos dois modelos chineses, o NIO ET5, equipado com bateria de 75 kWh, obteve uma classificação de 96% na protecção de adultos e de 85% na protecção a crianças, enquanto na protecção a outros utilizadores mais vulneráveis da estrada, a classificação foi de 83%. Já quanto aos sistemas de assistência à segurança, uma avaliação de 81%.
Referir, ainda, que a versão com bateria de 100 kWh da berlina elétrica chinesa, obteve, igualmente, uma pontuação de cinco estrelas.
Quanto ao crossover EL7, concluiu os testes com 93% de aprovação na protecção a passageiros adultos, 85% na protecção a crianças e 80% na protecção a peões e outros utilizadores mais vulneráveis da estada.
Em breve na Europa
A terminar, recordar que ambos os modelos deverão iniciar em breve a sua comercialização na Europa.