Também para a Europa. NIO apresenta EV com quase 1000 km de autonomia

Já presente nalguns mercados europeus, a chinesa NIO acaba de dar a conhecer o seu quinto modelo, a berlina EV ET5 com 1000 km de autonomia.

Já presente nalguns mercados europeus e a prestes a entrar noutros, o fabricante chinês de automóveis elétricos NIO acaba de dar a conhecer o seu mais recente modelo, um sedan compacto de nome ET5. E que, além de assumir-se como um rival directo do Tesla Model 3, promete uma autonomia máxima perto dos 1.000 km!

Apresentado durante o dia anual da companhia, o Dia NIO, o ET5 é o quinto modelo lançado pelo fabricante chinês de automóveis exclusivamente elétricos. Juntando-se, assim, à berlina de luxo ET7, ao crossover coupé EC6, ao SUV de sete lugares ES8 e ao SUV médio ES6.

Já em comercialização na China, onde apresenta um preço perto dos 46 mil euros, ou seja, ligeiramente mais barato que o Tesla Model 3 Performance à venda no mesmo mercado, o ET5 só deverá, no entanto, começar a ser entregue, aos futuros proprietários chineses, em setembro de 2022. Já os clientes europeus, só deverão começar a receber o seu carro, a partir do verão de 2023.

O ET5 é o quinto modelo na oferta, também europeia, da NIO
O ET5 é o quinto modelo na oferta, também europeia, da NIO

Sobre o novo modelo propriamente dito, a NIO revela que o ET5 tem por base a mesma plataforma de nome Technology Platform 2.0 que serve a berlina de luxo ET7, sendo, por isso, proposto, apenas e só, numa configuração de dois motores elétricos. Neste caso, com o motor assíncrono posicionado à frente a prometer uma potência de 203 cv, ao passo que o propulsor traseiro anuncia 286 cv de potência.

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Em conjunto, os dois motores elétricos prometem uma potência máxima de 490 cv, acrescida de um binário máximo de 700 Nm. Cifras que deverão fazer com que o Nio ET5 consiga ir dos 0 aos 100 km/h em tão-só 4,3 segundos, sendo que a NIO só não revela a velocidade máxima.

Com uma de três baterias

Já no capítulo das baterias, o novo modelo promete chegar ao mercado com três soluções: uma primeira - Standard Range - de 75 kWh e a anunciar mais de 347 km de autonomia; uma intermédia - Long Range - de 100 kWh e a garantir mais de 700 km com uma só carga; e, finalmente, uma solução de topo - Ultralong Range -, com 150 kWh, capaz de prometer autonomias acima dos 997 km. Autonomia que, recorde-se, fará deste modelo um dos EVs de produção em massa com maior autonomia do mercado.

O ET5 tem uma traseira inspirada no superdesportivo EP9, diz a NIO
O ET5 tem uma traseira inspirada no superdesportivo EP9, diz a NIO

Contudo e para sermos precisos, importa, também, referir que estes valores foram homologados segundo a norma CLTC em vigor no mercado automóvel chinês e não de acordo com o europeu WLTP. Ao abrigo do qual, acrescente-se, os resultados não deverão ser tão surpreendentes.

Com óculos de realidade aumentada

Sobre o design, a NIO destaca que o ET5 tem, não apenas uma postura desportiva, como também uma traseira inspirada no superdesportivo EP9, e à qual junta várias outras soluções aerodinâmicas que contribuem para alcançar as impressionantes prestações já anunciadas.

Já no habitáculo, é o minimalismo que, a exemplo do que acontece no ET7, ganha preponderância. Com, até mesmo as saídas de ar a ganharem, num ambiente com sistema de iluminação ambiente de 256 cores e sistema de som Dolby Atmos, uma prometida invisibilidade.

Num interior minimalista, é o generoso ecrã central e a realidade aumentada que ganham protagonismo
Num interior minimalista, é o generoso ecrã central e a realidade aumentada que ganham protagonismo

Finalmente, a marca chinesa também anuncia, para este sedan, "uma inovação na indústria" e que diz respeito ao entretenimento. Com o ET5 a oferecer óculos de realidade aumentada, feitos sob medida e em colaboração com a empresa de tecnologia NREAL, capazes de projectar um ecrã virtual de 201 polegadas, seis metros à frente do utilizador.

De resto, o modelo surge igualmente equipado, desde o lançamento, com uma série de funcionalidades de condução autónoma, que, assegura o fabricante, irão "alcançar gradualmente uma experiência de condução autónoma segura e tranquilizadora, em cenários como auto-estradas, áreas urbanas, estacionamento e troca de bateria". Sendo que, para tal, os clientes apenas terão de subscrever o serviço, com um preço, na China, equivalente a 95 euros por mês, sensivelmente.

Com troca de baterias... também na Europa!

Aliás, a troca de baterias é uma solução/negócio em que a NIO continua a apostar, sendo que, aos clientes chineses que, ao comprar o seu ET5, optem por este serviço, o fabricante promete um corte no preço final do veículo, acima dos 9.000 euros. Com a troca a poder ser feita em instalações dedicadas - até ao final de 2022, serão mais de 1.300 as existentes na China - e demorando apenas três minutos.

O NIO ET5 conta com sistema de troca de baterias, em apenas três minutos
O NIO ET5 conta com sistema de troca de baterias, em apenas três minutos

Na Europa, a marca chinesa fez, entretanto, um acordo com a petrolífera Shell, precisamente com o propósito de disseminar estas infraestruturas, também no Velho Continente.

A terminar, recordar, apenas, que a Nio já está presente na Noruega, sendo que, neste momento, a estratégia passa por começar a vender, já em 2022, também na Alemanha, Países Baixos, Suécia e Dinamarca. Em 2025, a companhia espera estar presente em mais de 25 países, em todo o mundo.