Nio. Saiba como funcionam as estações de troca de baterias

As estações automatizadas de troca de baterias da Nio podem recarregar um veículo elétrico em menos de três minutos. Saiba como.

As estações automatizadas de troca de baterias da Nio podem recarregar um veículo elétrico em menos de três minutos. Saiba como.

A troca de baterias dos automóveis elétricos tem vindo a ser debatida desde há algum tempo. A Renault teve mesmo uma experiência a decorrer em Israel com o Fluence ZE, mas sem grande sucesso.

Agora, os chineses da Nio prometem mudar o paradigma e recentemente chegaram aos 30 milhões de trocas de baterias na sua rede de estações Power Swap, as quais estão maioritariamente localizadas, existindo também algumas na Europa.

Estação de troca de baterias

A principal vantagem do sistema é o tempo necessário. A operação de troca da bateria de um Nio por uma outra carregada demora apenas 2m30s, pelo que o processo, desde a chegada até à saída, tem uma duração semelhante ao do abastecimento de combustível, sendo muito célere do que num posto de carregamento rápido.

Processo automatizado

O processo é totalmente automatizado desde o início ao fim. O condutor estaciona na área da estação de recarga e toca na opção "auto parking" que surge no ecrã tátil do carro.

Gama da Nio

O veículo irá depois estacionar automaticamente na estação e irá parar num banco de rolos, permitindo à maquinaria posicionar-se para a troca. Em seguida, o mecanismo desaperta os dez "parafusos" que mantêm a bateria no seu lugar. Esta depois desce, desloca-se para uma área de armazenamento no lado direito e instala um nova no seu lugar, utilizando uma "chave de aparafusar". 

Após a troca estar concluída, o carro realiza uma análise do estado dos componentes e se passar, o condutor pode sair.

Baterias carregadas com tarifa baixa

A terceira geração de estações da Nio pode armazenar 21 baterias, mais oito do que anteriormente, permitir realizar mais 30% de trocas, sendo a capacidade total diária de 408. A estação utiliza dois sensores lidar e processadores Nvidia Orin, além do próprio sistema de assistência à condução da Nia para alinhar o carro com precisão na "porta" anterior ao alinhamento final.

LEIA TAMBÉM
Nio quer instalar 120 estações de troca de bateria na Europa em 2023

Na China, as baterias armazenadas são carregadas de noite, em tarifa baixa, sendo o custo inferior passado aos clientes durante o dia.

Os condutores não têm de usar apenas o sistema de troca de bateria e também podem recorrer a carregadores públicos rápidos e domésticos, à semelhança de qualquer outro veículo elétrico.