Depois de o ter lançado, inicialmente, apenas para o mercado chinês, o fabricante chinês de automóveis eléctricos NIO decidiu integrar, agora, o seu SUV compacto 100% elétrico ES6, na ofensiva europeia que já se encontra a desenvolver. Mais concretamente, colocando-o à prova no difícil circuito alemão de Nürburgring, onde o desempenho, captado em vídeo, faz, sem dúvida, elevar as expectativas!
Colocado à prova naquele que é um dos mais difíceis circuitos do Velho Continente, o vídeo agora divulgado confirma as elevadas aptidões do SUV chinês 100% elétrico NIO ES6 de cinco lugares. Mesmo com um sistema de travagem que, segundo também revela o condutor, acaba deixando escapar alguma fadiga, embora por culpa de um Controlo Electrónico de Estabilidade (ESC) demasiado interventivo e que parece "desconfiar" constantemente das capacidades do modelo.
Aliás, os sinais de fadiga na travagem é algo que não deixa de ser comum nos SUVs, quando levados aos limites em pista, também devido ao maior peso e altura do conjunto. Sendo que e segundo noticia o site Inside EVs, até mesmo os proprietários de modelos Tesla acabam por trocar as pastilhas e óleo de travão, como forma de melhorarem a eficácia do sistema em traçados concebidos para corridas.
Ainda neste vídeo de pouco mais de quatro minutos e a mais ou menos metade da volta a Nürburgring, o condutor também protesta pela limitação da potência do NIO ES6, que leva a que a velocidade fique restringida aos 150 km/h, ainda que nunca receba qualquer aviso do sistema.
Já mais para o final do vídeo, o mesmo condutor não deixa de assumir a sua surpresa pelo período longo em que manteve a potência máxima. Isto apesar de, ser natural, em qualquer modelo elétrico, quando levado durante muito tempo ao limite, o próprio sistema limitar o nível de energia que pode ser utilizada, como forma de proteger as baterias.
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Contudo, aquilo que mais parece ter impressionado este condutor, é o equilíbrio demonstrado pelo NIO ES6, considerando que "o chassis é mesmo bom", ao transmitir "confiança e segurança, mesmo numa pista como Nürburgring, com acentuadas elevações".
A terminar, referir, apenas, o NIO ES6 começou este teste com 58% da capacidade da bateria, sinónimo de uma autonomia para 247 quilómetros, tendo terminado, ainda, com energia para 124 quilómetros, ou seja, cerca de 29% da capacidade da bateria.
Apenas como elemento comparativo, refira-se que o Tesla Model 3 Performance foi sujeito ao mesmo tipo de teste e, depois de ter começado com 91% da bateria, terminou com 56%.
Recorde-se que o NIO ES6 é anunciado como um SUV compacto a anunciar 544 cv de potência, graças aos quais consegue acelerar dos 0 aos 100 km/h em 4,7 segundos, assim como realizar, com uma só carga de bateria - pack de 100 kWh -, 640 quilómetros, ainda segundo a norma NEDC.