Mais uma! Chineses da Nio vão lançar marca de elétricos Firefly na Europa

A nova marca de veículos elétricos Firefly vai ficar posicionada abaixo da Nio e da Onvo, a qual aponta baterias à Tesla. O primeiro elétrico

A nova marca de veículos elétricos Firefly vai ficar posicionada abaixo da Nio e da Onvo, a qual aponta baterias à Tesla. O primeiro elétrico desta marca foi alegadamente apanhado na China em testes de estrada.

Além da marca de veículos elétricos de produção em massa Onvo, o fabricante chinês Nio está preparar o lançamento de mais uma marca na Europa em 2025. 

Denominada Firefly, irá apostar na oferta de veículos elétricos pequenos e médios com preços competitivos. O primeiro modelo terá sido "apanhado"em testes na China, com a carroçaria ainda sob forte camuflagem.

Atendendo à longa distância entre-eixos e às projeções curtas da carroçaria, o protótipo para ter a forma de um hatchback, embora alguma imprensa chinesa diga que se trata de um crossover. É possível que alguns coberturas de plástico escondam um design parecido com o do Subaru Crosstrek. Com base nas imagens não é possível determinar se as dimensões serão semelhantes ao do Volkswagen ID.3 ou do futuro ID.2.

Criada para a Europa

Tudo indica que o Firefly EV terá câmaras panorâmicas nos pára-choques dianteiros e uma linha de tecto ligeiramente inclinada. Os puxadores das portas estão imbutidos, a traseira tem um pequeno limpa pára-brisas e um spoiler no tecto. O protótipo também tem espelhos retrovisores com molduras.

O Firefly EV tem uma porta de carregamento no pára-choques direito. Os grupos óticos traseiros têm padrões em blocos. Ao contrário de outros carros da Nio não têm câmaras ou um sensor LiDAR no tecto.

LEIA TAMBÉM
Um marco! NIO ET7 conseguiu realizar mais de 1000 km com uma só carga

A marca Firefly foi criada especificamente para a Europa, mas também será vendida na China, com preços abaixo de 25 mil euros (200 mil yuan). Relativamente ao local de produção ainda há alguma especulação. De acordo com as primeiras informações estava previsto que os veículos fossem produzidos em Chuzhou, na antiga fábrica da Cheetah Automobile. Outras fontes sugerem que serão montados na fábrica F1 da Nio em Hefei.

Vendas abaixo dos objetivos

Em 2023, a Nio estava bastante otimista quanto ao objetivo de vendas anual de 245 mil unidades. Contudo, o volume total em todo o mundo não chegou a pouco mais de 160 mil unidades, sendo que a maioria dos veículos foram comercializados na China. Como consequência, a Nio baixou o objetivo em 2024 para 230 mil unidades.

Este ano, a Nio vai lançar duas novas marcas: Onvo e Firefly. A primeira vai dirigir-se ao segmento de preço, na China, entre 25 mil - 38 mil euros (200 mil a 300 yuan). A segundo será mais acessível, dos 13 mil aos 25 mil euros (100 mil a 200 mil yuan).