Hoje em dia um dos construtores automóveis chineses com maior dinamismo, também fora de portas, a NIO acaba de desvendar uma nova adição à sua gama: o crossover coupé EC7, proposta média topo de gama 100% elétrica que chegou para, igualmente, reivindicar o título de SUV mais aerodinâmico do mercado.
Apresentado durante o evento anual que a marca chinesa designa de 'NIO Day' e como um novo "SUV Coupé topo de gama para o segmento C", o EC7 apresenta-se com um design exterior fluído, confirmado através de um coeficiente de aerodinâmica de não mais que 0,23 - nada mais, nada menos, que o melhor valor entre os SUV atualmente disponíveis no mercado.
A contribuir para este número, soluções como as pegas das portas integradas na carroçaria, além de um pára-brisas fortemente inclinado que tem continuidade numa linha de tejadilho prolongada, composta igualmente por um tecto panorâmico em vidro de dupla camada e cuja opacidade varia consoante a luminosidade exterior, para terminar suavemente num portão de bagageira acrescido de uma asa traseira ativa. Opção que surge pela primeira vez num modelo NIO.
Anunciando dimensões exteriores que passam pelos 4,96 m de comprimento, 1,97 m de largura e 1,71 m de altura, sem esquecer uma distância entre eixos de 2,96 m (para que o leitor possa ter uma noção mais clara, este novo modelo consegue ser mais comprido, estreito e alto que, por exemplo, o BMW X6), o EC7 tem, depois, um habitáculo que, além das promessas de uma óptima habitabilidade, propõe, desde a versão de entrada, um painel de instrumentos digital de 10,2" e um ecrã central de 12,8", neste caso, parte do sistema de infoentretenimento, além de bancos dianteiros em couro sintético e com funções de aquecimento, ventilação e massagem.
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No entanto e ainda mais impressionante, é, sem dúvida, o facto do banco do passageiro da frente possuir uma função acrescida, que, quando seleccionada, faz aparecer um apoio para os pés, ao mesmo tempo que reclina o encosto. Oferecendo, dessa forma, ao ocupante, uma posição totalmente relaxante, além daquilo que a NIO descreve como de "gravidade zero".
Finalmente ainda no domínio da tecnologia pró-conforto, a presença de um sistema de ar condicionado de três zonas e um sistema áudio de 23 altifalantes com tecnologia Dolby Atmos. Sendo que, especificamente para os ocupantes dos lugares traseiros, a garantia de um ecrã individual de 6,6" para cada um, além de bancos aquecidos e com reclinação elétrica.
Eléctrico, naturalmente!…
Passando ao trem de força, um sistema de propulsão de dois motores elétricos, a garantir não somente tracção às quatro rodas, como também uma potência combinada de 635 cv e um binário máximo de 850 Nm, valores com os quais consegue acelerar dos 0 aos 100 km/h em 3,8 segundos.
No apoio aos motores elétricos, baterias cuja capacidade pode variar entre os 75, 100 e 150 kWh, e que permitem que, consoante a potência escolhida, o NIO EC7 possa anunciar autonomias de 490 km, 635 km ou até mesmo 940 km!
Já disponível… na China
De resto, valerá a pena referir que o mais recente modelo da ainda jovem NIO já está disponível para encomenda na China, ainda que a entrega das primeiras unidades esteja prevista apenas para maio.
No mercado chinês, o EC7 apresenta um preço base para a versão com bateria mais pequena a rondar os 66 mil euros, enquanto a versão com bateria de 100 kWh ultrapassa os 73 mil euros.
No entanto e com o intuito de tornar o modelo um pouco mais acessível, a NIO também prevê uma opção de aluguer da bateria, ficando o EC7 por pouco mais de 56 mil euros. Isto, no mercado chinês, repetimos...