Depois da entrada na Europa pela "porta" do mercado norueguês, a chinesa Nio pensa já a expansão da sua ofensiva europeia, nomeadamente, com o início da comercialização dos seus modelos, em mais cinco mercados europeus. Portugal, incluído?...
O anúncio desta intenção foi feita, de forma oficial, pela própria marca chinesa de veículos 100% elétricos, embora sem revelar, especificamente, o nome desses cinco países, avança a Automotive News Europe.
Recorde-se que a rival assumida da norte-americana Tesla, que hoje em dia já comercializa os seus modelos também no continente americano, decidiu entrar no mercado europeu através daquele que é, atualmente, o país do Velho Continente onde os apoios aos veículos elétricos são maiores.
Na sequência desta decisão, a Nio promete começar a operar no mercado norueguês com a comercialização, já a partir de setembro, do maior dos seus SUVs, o ES8, ao mesmo tempo que anuncia a inauguração, pelo país, de concessionários próprios, estações de carregamento, centros de assistência e até mesmo estações de troca de bateria. Neste caso, um total de 16, quatro das quais na capital norueguesa, Oslo.
LEIA TAMBÉM
Depois da Xpeng. Chinesa NIO lança ofensiva europeia a começar pela Noruega
Ainda de acordo com o fabricante, as trocas de baterias não demoram mais do que três minutos, sendo, por isso, uma alternativa viável ao carregamento.
Nio ES8 promete 500 km de autonomia
Relativamente ao ES8, anuncia-se com uma autonomia entre os 400 e os 500 quilómetros, já segundo o mais exigente ciclo WLTP.
Embora o fabricante chinês não tenha ainda revelado o preço de entrada do seu SUV maior, na Europa, a NIO confirmou já que o seu intuito é disputar mercado com as marcas premium.
Já para 2022, a marca chinesa promete iniciar a comercialização do seu segundo modelo, o ET7, um sedan que é também um rival directo do Tesla Model S e que foi já lançado, no mercado chinês, prometendo uma autonomia a rondar os 1.000 quilómetros!