A NIO anunciou que vai introduzir novas baterias sólidas de elevada densidade e uma capacidade de 150 kWh. O lançamento está previsto para o último trimestre de 2022, juntamente com a futura berlina ET7.
Os chineses da NIO anunciaram o lançamento de uma nova opção de bateria para os seus automóveis elétricos, com 150 kWh, constituída por células sólidas de ultra densidade energética.
O fabricante chinês acredita que irá começar a disponibilizar as novas baterias de 150 kWh no último trimestre de 2020, isto é, quase daqui a dois anos.
A NIO lançou uma bateria de 70 kWh em 2018, seguindo uma de 84 kWh em 2019 e mais recentemente, em finais de 2020, versões de 100 kWh. Uma das vantagens destas baterias é a possibilidade de atualização permitindo que os carros mais antigos possam ser equipados com baterias de capacidade mais elevada.
As novas baterias de 150 kWh também poderão ser substituídas e atualizáveis para todos os modelos da NIO. A marca refere que todos os "utilizadores poderão optar por atualizar para 150 kWh". A primeira geração do NIO ES8 de 2018 com a nova bateria de 150 kWh poderá oferecer uma autonomias superior a 730 quilómetros em ciclo NEDC.
Quando estiverem disponíveis as baterias de 150 kWh, os veículos da NIO vão proporcionar um alcance ainda maior, em ciclo NEDC: ES8 - 850 km; ES6 - 900 km; EC6 - 910 km.
O novo NIO ET7, com bateria de 150 kWh, vai proporcionar uma autonomia superar a 1000 kms. Todavia, no primeiro trimestre de 2022 estará disponível apenas com packs de 70 kWh e 100 kWh.
Densidade energética de 360 Wh/kg
A NIO reivindica que as novas baterias sólidas de 150 kWh têm uma densidade energética de 360 Wh/kg (provavelmente ao nível da célula) que é 50% superior relativamente à bateria de 100 kWh.
A bateria de 84 kWh foi introduzida em 2019 com uma densidade de 180 Wh/kg, enquanto as de 100 kWh poderão ter uma densidade superior a 200 Wh/kg.
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A NIO adianta que as novas baterias vão oferecer uma "elevada vida útil" e uma "elevada eficiência de carregamento", mas não avançou mais pormenores.
As novas baterias vão combinar várias tecnologias, incluindo cátodo ultrarrico de níquel e ânodo composto Si / C. As células poderão ser fornecidas pela CATL.