Nio quer instalar 120 estações de troca de bateria na Europa em 2023

A chinesa Nio continua a acreditar no sistema de troca de bateria de veículos elétricos e quer instalar 120 estações na Europa até final...

A chinesa Nio continua a acreditar no sistema de troca de bateria de veículos elétricos e quer instalar 120 estações na Europa até final de 2023.

A Nio pretende instalar 120 estações de troca de baterias de veículos elétricos na Europa até final de 2023. A marca chinesa já dispõe de instalações deste tipo na Noruega, Alemanha, Suécia, Países Baixos e Dinamarca. Neste último país ocorreu a mais recente inauguração.

A estratégia da Nio passou pela instalação de estações nos países onde existe uma maior densidade de veículos elétricos e onde também já está presente.

Além de lançar automóveis elétricos na Europa, a Nio também quer instalar 120 estações de troca de bateria

Se na Europa o objetivo é chegar às 120 estações até final de 2023, na China a meta é bastante mais ambiciosa: 1000 estações este ano e mais de 26.000 em 2025. O sistema de troca de baterias apresenta uma grande utilidade na China devido à elevada densidade populacional em centros urbanos com edifícios muito altos e onde é impossível disponibilizar um ponto de carga para cada residente.

Sistema já conhecido

O sistema de troca de baterias até não é novo. A Renault tentou implementar esta solução quando lançou o Fluence ZE, mas os projetos-piloto em Israel e na Dinamarca não tiveram grande sucesso. 

Para que o sistema de troca de baterias pudesse resultar era necessário que as marcas de automóveis lançassem baterias standard nos seus veículos. Por outro lado, a própria bateria passou a estar integrada no chassis o veículo, o que levanta dificuldades adicionais à implementação deste sistema.

LEIA TAMBÉM
Não será barato! Nio promete vir para a Europa com SUV EL7

Contudo. a opção da troca de baterias não deixa de ser uma solução interessante porque permitiria diminuir o custo de aquisição do veículo elétrico e reduziria o receio da sua substituição ao fim de alguns anos, tornando-se numa espécie de aluguer operacional para os utilizadores. A Nio é uma marca que acredita nesta solução e pretende continuar a investir nesta tecnologia.