Numa altura em que a Tesla congrega atenções com a sua Cybertruck, a rival Nikola entrou na guerra, para apresentar... a Badger. Pickup elétrica rival directa da proposta da Tesla, que, de aspecto bem menos controverso, suplanta a adversária em vários aspectos. A começar, numa autonomia de mais de 960 km!
Destinada ao segmento norte-americano das grandes pickups, a Nikola Badger é, no entanto e nesta altura, apenas um protótipo, Ainda que, com o fabricante norte-americano de veículos pesados híbridos, a garantir que a comercialização arrancará ainda este ano de 2020, muito possivelmente, já em setembro.
Entretanto e embora ainda sem preços conhecidos, definido está, igualmente, que a Nikola Badger chegará ao mercado, em duas versões: uma exclusivamente elétrica, e uma outra, híbrida, impulsionada a eletricidade e hidrogénio. A qual, recorrendo a um pack de células de combustível de 120 kW, anuncia, desde já, uma autonomia deveras surpreendente, de 965 km!
Já na variante exclusivamente elétrica, equipada com uma bateria de iões de lítio de 160 kWh, a Nikola Badger vê descer a autonomia para os 483 quilómetros. O que, refira-se, é, ainda assim, mais que os 400 km anunciados pela Tesla Cybertruck.
Aceleração: 2,9s nos o-100 km/h!
Falando de prestações, a Nikola revelou apenas a capacidade de aceleração da sua nova pickup. Mas que e levando em linha de conta os quase seis metros de comprimento, 1,85 m de altura e 2,16 m de largura que esta pickup possui, não deixa de ser impressionante - 2,9s para ir dos 0 aos 96 km/h.
Não só surpreendente, este valor permite à Badger, praticamente rivalizar, por exemplo, com o Tesla Model S P100D (2,3s 0-100 km), mas, principalmente, suplantar, por larga margem, a Cybertruck da Tesla. Cuja aceleração dos 0 aos 96 km/h não vai além dos 6,5s.
[smartslider3 slider="172"]
A sustentar esta pretensão, uma potência máxima declarada, ainda que apenas por breves instantes, de 919 cv. Com a pickup da Nicola a conseguir, contudo, manter um valor contínuo de 461 cv, a juntar aos 1.329 Nm de binário máximo.
Também mais capacidade de reboque que a Cybertruck
Finalmente e no que diz respeito à capacidade de reboque, esta pickup de cinco lugares, anuncia um valor de mais de 3.600 kg. Também aqui, mais do que os 3.400 kg prometidos pela Cybertruck.
De resto em comunicado, O CEO da Nikola, Trevor Milton, deixa a garantia de que a Badger não será uma proposta apenas para a aventura, mas possuirá reais atributos enquanto proposta de trabalho. Disponibilizando, por exemplo, tomadas de 15 kW, onde será possível não só ligar ferramentas, como fornecer energia a um estaleiro, durante aproximadamente 12 horas, sem recurso a gerador.
Guerra está - decididamente - ao rubro!...
Para já apenas um protótipo, ainda que e levando em consideração a previsão de lançamento ainda para este ano, já muito perto da versão de produção, a Nikola Badger tem já, no entanto, um importante lote de rivais à sua espera.
Além da já muito falada Tesla Cybertruck, também outro fabricante norte-americano especializado em veículos elétricos, a Rivian, deu já a conhecer proposta idêntica, denominada R1T.
[smartslider3 slider="171"]
A estas duas propostas, juntar-se-á, ainda, o renascimento da Hummer, sob a forma de uma pickup elétrica, além da versão 100% elétrica daquele que é o automóvel mais vendido no mercado norte-americano - a Ford F150.