A Red Bull apresentou o hipercarro RB17, concebido apenas para pista, naquela que é a última criação do projetista britânico Adrian Newey para o grupo liderado por Christian Donner.
A última criação de Adrian Newey para a Red Bull é o hipercarro RB17, desenvolvido apenas para pista, tendo sido apresentado no Festival de Velocidade de Goodwood. Este modelo terá uma produção limitada a 50 unidades.
O RB17 é um bilugar construído num chassis monocoque em fibra de carbono com um motor V10 aspirado montado centralmente com um regime máximo de 15 000 rpm. A potência superior a 1200 cv é transferida às rodas traseiras através de uma caixa de velocidades em fibra de carbono. Como pesa menos de 900 quilos permite fazer tempos por volta semelhantes aos de um Fórmula 1 e pode ultrapassar uma velocidade máxima de 350 km/h.
O RB17 é o sucessor de carros como o Aston Martin Valkyrie, o primeiro automóvel de estrada em que Adrian Newey esteve fortemente envolvido na área de engenharia durante a ligação entre a Aston Martin e a Red Bull. Mas enquanto o Valkyrie foi concebido para circular legalmente na estrada, o RB17 é um veículo de pista criado por uma equipa de 120 engenheiros na Red Bull Advanced Technologies.
Guiável por todos
A especificação do RB17 parece ser um conjunto de grandes êxitos de Adrian Newey e inclui os sistemas aerodinâmicos e de suspensão que foram pioneiros na Fórmula 1 durante as suas passagens pela McLaren, Williams e Red Bull, e que o tornaram num dos maiores projetistas na história do desporto automóvel mundial.
A elevada profusão de tecnologia no RB17 garante um elevado grau de regulação dos vários sistemas. Não obstante os elevados níveis de prestações, Adrian Newey pretende que o RB17 continue a ser acessível e utilizável mesmo por condutores menos experientes.
"Desde que se tenha alguma experiência em pista, este é um carro que agrada desde o início", afirmou Adrian Newey ao Autocar. "Mas oferece o nível de prestações máximo e é capaz de fazer tempos de um Fórmula 1."
O plano original era fazer um carro com tração integral com o motor V8 biturbo a acionar as rodas traseiras e o motor elétrico as traseiras. Contudo, o modelo de produção recebe um motor V10 aspirado desenvolvido pela Cosworth e um sistema híbrido mais convencional.
Produção limitada
Apesar de não ser legal para a estrada, Adrian Newey sugere que as pessoas poderão conseguir homologá-lo, se assim o pretenderem. Como é um modelo para circuito nãp é obrigado a cumprir as legislações de emissões e segurança, mas Adrian Newey sublinha que foi projetado para obedecer aos regulamentos de segurança LMHH.
O RB17 não está homologado para competir em qualquer competição existente, mas a Red Bull irá proporcionar aos clientes experiências de pista. Enquanto os seus pilotos, incluindo Max Verstappen irão conduzir o carro em simular para ajudar no desenvolvimento, muitos outros condutores serão convidados a testá-lo para garantir que será tão guiável quanto possível.
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A Red Bull irá produzir 50 unidades nos próximos dois anos. Com exceção do motor, que vem da Cosworth em vez da Honda, os fornecedores serão os mesmos dos carros de Fórmula 1. Cada unidade custará cinco milhões de libras, cerca de 5,95 milhões de euros.