Nas bancas. Turbo de maio é pura adrenalina

A edição de maio da revista Turbo já está à venda nas bancas e adrenalina não falta a quem gosta de emoções fortes ao volante. Não perca o seu exemplar.

Numa altura que se avalia os possíveis impactos das tarifas norte-americanas sobre a indústria automóvel em geral e a europeia em particular, a edição de maio da revista Turbo distribui uma dose de pura adrenalina. Um dos destaques consiste na apresentação dinâmica que decorreu no autódromo do Estoril do Porsche 911 GT3 RS, uma máquina de track-days, que até pode ser matriculada.

As novidades da marca de Estugarda não ficam por aqui porque também tivemos a oportunidade de guiar, em primeira mão, o 911 Carrera T, que tem a particularidade de manter uma caixa manual de seis velocidades. Em conjunto com as alterações no chassis, o prazer de condução é elevado para um nível até hoje apenas ao alcance do 911 mais exclusivos.

Os adeptos dos veículos desportivos contam ainda com um ensaio ao BMW M3 Competition M xDrive Touring, uma carrinha com tração integral, equipada com um bloco de seis cilindros em linha de três litros que desenvolve uma potência de 530 cv sem qualquer ajuda elétrica e promete emoções fortes.

O ensaio completo da edição de maio da revista Turbo foi reservado para o BMW 220D Gran Coupé que permite percorrer mais de 1000 quilómetros sem ter de parar para abastecer. Para o efeito conta com um motor diesel de quatro cilindros de 2,0 litros que com a ajuda de um pequeno motor elétrico alojado na caixa de dupla embraiagem desenvolve uma potência de 163 cv e oferece um consumo de combustível bastante baixo.

Fora de estrada

No domínio das novidades destaque para as apresentações da nova Audi A6 Avant, do Smart #5, do Jeep Avenger 4xe e do Leapmotor C10 Range-Extended EV.

Para quem gosta de emoções em fora de estrada, a edição de maio conta a história do mítico Toyota Land Cruiser, desde as suas origens até à mais recente geração deste modelo que acabou de ser introduzida no nosso país e que aproveitamos para dar a conhecer.

Ainda no domínio do todo-o-terreno, um comparativo pouco habitual nos tempos que correm entre cinco das pick-up que se encontram em comercialização no mercado nacional: Ford Ranger Raptor EcoBlue, Foton Tunland G7, KGM Musso K5 Sports Raiders, Isuzu D-Max LSE 1st Edition; Volkswagen Amarok Style. Todas são pick-up 4x4 de cabina dupla que constituem uma alternativa mais acessível relativamente aos veículos de todo-o-terreno tradicionais.

Entre os outros ensaios e comparativos realizados em território nacional destacamos o frente a frente entre o recém-chegado BYD Atto 2 e o Peugeot E-2008, assim como os testes ao Volvo EX90 e ao Fiat Abarth 600e Scorpionissima.

Já a terminar uma viagem à Serra da Estrela ao volante do modelo mais pequeno da Lexus, o LBX, assim como um artigo técnico a explicar o que é um extensor de autonomia e quais as suas vantagens e inconvenientes.

Tudo isto e muito mais para ler na edição de maio da revista Turbo que pode comprar numa baca perto de si.