Mistério resolvido: depois de muito procurar, a Ford descobriu, finalmente, a razão do surpreendente Ford Mustang de motor central. Ainda que o projecto só tenha, de certa forma, dado frutos, apenas quase 40 anos depois...
O caso apresentava-se bicudo: fotos encontradas nos arquivos do construtor norte-americano revelavam que a Ford chegou a trabalhar, em tempos, numa versão do Mustang, de motor central. Mas cujos planos, não só não teriam passado da fase do protótipo, como se haviam perdido na espuma dos tempos...
LEIA TAMBÉM
Ford pede ajuda. Conhece a história do Mustang com motor central?
E dizemos "teriam", porque, depois de muito pesquisar, de muitos contactos com especialistas e fãs, de muita informação recolhida, a Ford acabou solucionando o mistério que tantas mentes vinha a ocupar: o protótipo do Mustang com motor em posição central foi efectivamente desenvolvido, deu realmente origem a um modelo... mas que não foi um Mustang.
Aliás, a verdade é que, nem sequer teve nada ver, com o Ford GT Le Mans que, chegaram a defender alguns entendidos, poderia ter sido a conclusão de um processo de desenvolvimento do qual este inesperado Mustang de motor central, teria feito parte.
O fim do mistério
Segundo conclui agora a marca da oval, com base nas várias opiniões recolhidas, este invulgar Mustang terá sido um dos primeiros, senão mesmo primeiro, protótipo daquele que deveria vir a ser o Ford Mach II de 1967. E que, por sua vez, seria uma profunda evolução do Mach I estreado apenas no ano anterior.
Embora, na altura, visualmente muito diferentes, a Ford terá decidido partir, então, de uma base Mustang profundamente alterada, para desenvolver aquele que seria o Mach II.
Aliás, importa recordar que, não foi apenas uma, nem duas, o número de vezes que a denominação Mach foi aplicada, ao longo da história, ao icónico Mustang, ainda que, tenha sido apenas com o Mach II de 1967, que a Ford explorou a ideia do modelo passar a ser um desportivo de motor em posição central. Sendo que, mesmo aí, o projecto acabou por não sair da fase de protótipo, tendo a marca da oval optado por manter a configuração inicial, de motor à frente.
De resto e também por este motivo, foi preciso esperar quase 40 anos, mais precisamente até 2003, para que a Ford voltasse a produzir e comercializar um modelo de motor central, capaz de homenagear o GT40 original; sim, esse mesmo - o impressionante e muito exclusivo Ford GT...