Disponível em Portugal. Ford começou entregas do mais potente dos Mustang

Anunciado como o Mustang mais desportivo disponível na Europa, a Ford começou a entrega dos primeiros Mustang Mach 1 aos clientes europeus.

Anunciado como o Mustang mais desportivo de sempre, disponível na Europa, a Ford arrancou já com a entrega das primeiras unidades do seu Ford Mustang Mach 1, aos clientes europeus. Também em Portugal, onde o modelo tem preços a partir de 109 mil euros, sensivelmente.

Equipado com o já conhecido bloco V8 5.0 construído totalmente em alumínio, embora e neste caso, com potência aumentada para os 460 cv e um binário máximo de 529 Nm, o Ford Mustang Mach 1 destaca-se, também, nas afinações específicas. A começar, na transmissão e independentemente da solução escolhida: manual de seis velocidades Tremec 3160 - uma novidade na Europa - ou caixa automática de 10 velocidades desenvolvida pelos engenheiros da marca da oval azul.

Graças a estes elementos, mas também a uma aerodinâmica específica e um sistema de arrefecimento melhorado, o Mustang Mach 1 consegue anunciar uma capacidade de aceleração dos 0 aos 100 km/h em apenas 4,4 segundos (4,8s com caixa manual), a par de uma velocidade máxima que pode chegar aos 267 km/h (249 km/h com caixa automática).

Em termos de travagem, beneficiada não somente pelo recurso a pinças de travão Brembo de seis êmbolos e servo-freio mais potente, mas também aos pneus Michelin Pilot Sport 4 instalados em jantes de 19 polegadas específicas desta versão, o Mustang Mach 1 promete uma capacidade de travagem, dos 100 aos 0 km/h, em 31,9 metros; mais 1 cm com caixa automática.

Aliás e a contribuir para todos estes predicados, o facto de ambas as transmissões beneficiarem de radiador de óleo dedicado, tal como o eixo traseiro e diferencial autoblocante merecem um sistema de arrefecimento. Tudo isto, para garantir, segundo a Ford, uma mais eficaz e consistente transmissão de binário para a estrada.

LEIA TAMBÉM
Ford Mustang Mach 1 vem para a Europa... mas perde potência

Já no domínio aerodinâmico, novas grelhas duplas superiores, inferiores e laterais, para reforçar a refrigeração, um novo difusor aerodinâmico frontal, proteção inferior, spoiler traseiro simples e difusor traseiro para otimização da força descendente e equilíbrio aerodinâmico. Sendo que, a proteção inferior alongada, recorre a aberturas dedicadas, para direcionar o ar fresco para arrefecimento dos travões.

Finalmente e a procurar contribuir para a eficácia dinâmica, uma direção assistida elétrica, acompanhada de suspensão ajustável MagneRide 2 controlada eletronicamente, além de molas e barras estabilizadoras dianteiras mais rígidas, ambas afinadas, especificamente, para este Mustang Mach 1. Sem esquecer o sistema de modos de condução disponibilizado na gama Mustang, do qual fazem parte as opções 'Sport' e 'Track'. Esta última, com as Track Apps, que permitem ao condutor utilizar as funcionalidades de acelerómetro, cronómetro de aceleração e Launch Control.

Com a performance a marcar também o design

Tal como os atributos técnicos, também a estética deste Ford Mustang Mach 1 surge inspirada na performance, a começar, desde logo, pelas oito cores exteriores, com faixas laterais para a carroçaria e capot. Sendo um bom exemplo o Cinza Fighter Jet com listas Preto Satin/Reflectoras Laranja, e que engloba as pinças de travão em laranja. Ou, ainda, do Amarelo Grabber, com listas em Preto Satin/Branco.

Igualmente e sempre presentes, os logótipos Mach 1 na tampa da bagageira e nos guarda lamas dianteiros, a que se soma o sistema de escape específico desta versão, com quatro ponteiras cromadas de 4,5 polegadas, a oferecer, não somente um visual mais marcante, como também uma sonoridade única.

Passando ao habitáculo, bancos desportivos em cabedal com costuras Cinza Metal, acompanhados do logótipo Mach 1 e o número de produção no tablier.

Como tecnologias de conforto e conveniência, incluídas de série, o aquecimento e refrigeração dos bancos, conectividade SYNC 3, um sistema de som premium B&O de 12 altifalantes, e um modem FordPass Connect. Além de um painel de instrumentos de 12 polegadas, totalmente digital.

A partir de 109 mil euros

A terminar, recordar, apenas, que o Ford Mustang Mach 1 está disponível, também em Portugal, para encomenda, com um preço base de 116 209,88€, na versão Fastback Manual.

https://youtu.be/yDk1uXDTxa8

Já a variante Fastback com caixa automática de 10 velocidades, está disponível por um preço ligeiramente mais baixo, de 109 279,99€.