O Mundial de Ralis de 2020 está de volta, após a realização de três provas no início do ano. A mais recente novidade é a incorporação do Rali da Estónia, após o cancelamento de várias provas, sendo a última a da Argentina.
Foi agora divulgado o calendário provisório do Campeonato Mundial de Ralis (WRC) para o resto da temporada, após a interrupção forçada pela pandemia do novo Coronavírus. Nesse período, recorde-se, foram cancelados diversos eventos, entre eles o Rali de Portugal.
De acordo com a organização, o regresso do Mundial de Ralis de 2020 vai-se dar com o Rali da Estónia, de 4 a 6 de setembro, após se terem realizado Monte Carlo, Suécia e México, durante o primeiro trimestre de 2020. Seguem-se as provas na Turquia (24 a 27 de setembro) e Alemanha (15 a 18 de outubro).
Finalmente, temos o Rali da Itália, de 29 de outubro a 1 de novembro, antes do chegar ao Japão para o final da temporada (19 a 22 de novembro). Este é talvez o facto mais surpreendente, depois dos cancelamentos do Mundial de MotoGP e do Mundial de Fórmula 1 no País do Sol Nascente.
Bélgica e Croácia são possibilidades
Entretanto, Bélgica e Letónia já não aparecem no calendário provisório do Mundial de Ralis, apesar da organização entender que o evento belga ainda possa vir a ocorrer. Também uma prova na Cróacia não está posta de parte.
O anúncio do regresso do campeonato "é um sinal claro de que o WRC 2020 está de volta aos negócios", avança Olivier Ciesla, diretor do promotor do Campeonato do Mundo (WRC).
O Rali da Estónia terá um itinerário mais curto, tal como o responsável dos ralis na Federação Internacional do Automóvel (FIA), Yves Matton, já tinha avançado há alguns dias.
Assim, terá apenas duas etapas, sábado e domingo, depois da cerimónia de abertura na sexta-feira. A base da prova fica na cidade de Tartu, no leste do país, com os serviços de apoio localizados no Museu Nacional da Estónia.
Entretanto, a Letónia já anunciou que vai deixar cair a corrida, enquanto o Rali da Argentina, inicialmente adiado, está agora oficialmente cancelado para 2020.
LEIA TAMBÉM
WRC Vodafone Rally de Portugal 2020 está cancelado
Yves Matton referiu ainda que "estamos confiantes de que garantiremos um mínimo de oito provas este ano". Ao invés, prossegue, lamenta "não termos conseguido encontrar uma solução logisticamente viável para reagendar o Rali da Argentina, depois de todo o trabalho realizado pelo Clube Automóvel Argentino e pelos membros da organização".