O emblema bávaro acaba de anunciar a terceira geração das versões de alta performance dos modelos X5 e X6.
A BMW mantém a aposta nos seus 'SAV' (Sports Activity Vehicles), continuando a agraciar estes modelos com o que de melhor se faz no departamento 'M,' da casa alemã. As versões 'M' e 'M Competition' destes dois modelos ganham uma nova expressão, nesta que é a sua terceira geração.
[smartslider3 slider=39]Comecemos pelo que realmente interessa. Para além da afinação mais desportiva, tradicional neste tipo de modelos, estes novos 'M' destacam-se pelos níveis e potência. Comecemos pelo novo BMW X5 M, que traz consigo 600 cv e 750 Nm de binário máximo, com consumos que rondam os 13,0-12,8 l /100 km. Já na sua versão Competition, a potência deste bloco estende-se até aos 625 cv, produzindo um binário máximo de 750 Nm. Os consumos apresentados pela marca não diferem dos da versão anteriormente mencionada.
[smartslider3 slider=41]Os BMW X6 M e X6 M Competition apresentam níveis de potência idênticos. Em relação aos 'X5', os consumos dos 'X6' são menores, mas ainda assim, a diferença não chega a ser substancial. Estes valores representam um aumento de até 25 cv, em relação aos seus predecessores, tudo graças às afinações feitas ao bloco 4.4 l V8 Twin-Turbo, que estes quatro modelos partilham. Nas suas versões mais potentes, estes SUV são capazes de acelerar dos 0-100 km/h em menos de 4 s.
Em termos estéticos, estes modelos trazem o conjunto de pormenores habituais, que denunciam o seu carácter mais desportivo. O destaque vai para as novas entradas de ar, para os espelhos retrovisores mais aerodinâmicos, para o spoiler traseiro, jantes de 21'' e como não poderia deixar de ser, para a nova grelha 'tridimensional'. Todos estes detalhes receberam um acabamento em preto brilhante, para um 'look' mais diferenciado. Para além destas novidades, o BMW X6 M Competition terá ainda à sua disposição uma pintura exclusiva 'Urban Green', a partir e Agosto do próximo ano.
O interior não foi esquecido e recebeu todo um conjunto de equipamento, cortesia da casa 'M'. Os bancos desportivos, o volante 'M' e a manete especial, do departamento de performance alemão, são algumas as coisas que vai puder encontrar no cockpit destes automóveis. Nota ainda para o 'head-up display' de série e para o painel de instrumentos digital da 'Motorsport'.
Estes quatro modelos serão apresentados oficialmente no Salão de Los Angeles, que decorre de 22 de Novembro a 2 de Dezembro, nos E.U.A. O lançamento destes modelos no mercado europeu será feito em simultâneo, e tem data marcada para Abril de 2020.