A Mazda atualizou o motor e-SkyActiv X, com tecnologia mocrohíbrida, e está disponível nos modelos Mazda3 e CX-30. Mais potência e binário, mas menos consumo e emissões, são os principais argumentos.
A Mazda atualizou o seu motor de 2,0 litros, que além desenvolver mais potência e binário, melhora as emissões de dióxido de carbono e o consumo de combustível. Batizado e-SkyActiv X faz a estreia no Mazda3 e no CX-30.
Entre as novidades destaque para uma taxa de compressão inferior, a otimização do controlo de combustão, alterações nos pistões e na cambota, assim como a atualização do software do sistema microhíbrido (mild-hybrid).
Com as estas modificações, a marca nipónica reivindica uma potência de 186 cv às 6000 rpm para o e-SkyActiv X e um binário de 240 Nm às 4000 rpm. Isto constitui um aumento de 6 cv e 16 Nm em relação à versão anterior do motor de 2,0 litros, assim como uma diminuição nas emissões de dióxido de carbono entre 5 a 11 g/km, dependendo do modelo, transmissão e nível de equipamento.
LEIA TAMBÉM
Mazda 3 e CX-30 com mais potência e menores emissões
Por sua vez, o motor SkyActiv G de 2,0 litros também foi rebatizado com e-SkyActiv G. Disponível no CX-30 e no Mazda3, este propulsor oferece uma potência de 122 cv e viu as emissões diminuírem 7 a 8 g/km.